Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Presidente do Tribunal de Contas santomense visita congénere angolana

    Luanda – O presidente do Tribunal de Contas da República de São Tomé e Príncipe, José António de Monte Cristo, procedeu nesta segunda-feira, uma visita à sua congénere angolana, no âmbito do reforço da cooperação no sector.

    A delegação santomense foi recebida pelo presidente do Tribunal de Contas da República de Angola, Julião António, em cerimónia que decorreu naquela instituição na presença de representantes do ministério público, dirigentes e auditores do Tribunal.
    O seu homólogo santomense disse durante as conversações, que foram consolidados passos tendentes à fiscalização da gestão e administração financeira de São Tomé e Príncipe, processo este que exige a habilitação dos auditores em conhecimento e ferramentas para que tal desiderato se realize.
    Destacou o apoio dado pelo Tribunal de Contas de Angola e muito particularmente do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, honrando a instituição congénere com a concessão de oportunidades de formação de quadros.
    Enalteceu a realização das próximas eleições gerais de 2012, considerando um passo imprescindível para o processo democrático.
    Por seu turno, o presidente do Tribunal de Contas angolano, Julião António, realçou na ocasião que a visita vai servir para fortalecer as relações de amizade e de cooperação institucional, que a nível da organização das instituições supremas de controlo dos países de língua portuguesa, quanto no plano bilateral dos dois tribunais.
    Referiu ainda, que o momento é oportuno para exprimir o reconhecimento aos antecessores do Tribunal de Contas de São Tomé, pelo apoio prestado na cultura de prestação de contas e da boa gestão do erário público.
    “São inúmeros os trabalhos conjuntos realizados e os encontros em que participamos, quer ao nível da organização africana e fundamentalmente na organização das instituições supremas de controlo da CPLP”, sublinhou.
    Para além deste encontro, a delegação santomense vai visitar às instalações do Tribunal de Contas da Vila Alice, projecto residencial da instituição no Zango, novas instalações no Palácio da Justiça, entre outros.
    Para o estudo das futuras áreas de cooperação dentro dos objectivos desta visita, foi apresentado na ocasião o IDEA, um aplicativo em suporte digital informático, que facilita na identificação de duplicações de nomes e fantasmas no aplicativo informático do Ministério das Finanças.
    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema