Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Presidente do TPI defende nova relação com países africanos

    O presidente da Assembleia dos Estados Signatários do Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional (TPI), Sidiki Kaba, reiterou a necessidade de desenvolver uma nova relação entre África e a jurisdição internacional.

    Sidiki Kaba, (D.R)
    Sidiki Kaba, (D.R)

    Segundo um comunicado do TPI transmitido segunda-feira à PANA, em Nova Iorque, Kaba lançou este apelo em Addis Abeba, na Etiópia, onde ele se reuniu com a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nokosazana Dlamini-Zuma, para discussões bilaterais.

    O presidente do TPI sublinhou a necessidade de reforçar as capacidades judiciais dos Estados signatários do Estatuto de Roma, a fim de prevenir e julgar os crimes mais graves contidos no Estatuto de Roma.

    Durante as discussões entre Kaba e Dlamini-Zuma, o presidente do TPI saudou os esforços envidados pela UA para lutar contra a impunidade.

    «Agradeço a Dlamini-Zuma pelo seu acolhimento caloroso, bem como pelas trocas construtivas que mantivemos. Estou convencido de que existe uma necessidade urgente de restabelecer a confiança entre  a jurisdição  e os Estados africanos signatários do Estatuto de Roma. O diálogo que começámos hoje deve ser continuado como nós apiramos a lançar uma nova era nas relações entre a Assembleia e os Estados africanos”, declarou.

    Kaba encontrou-se igualmente  com os responsáveis da Representação do Comité de Representantes Permanentes na União Africana (COREP) e presidentes dos grupos regionais africanos durante uma reunião realizada na presença  da secretária executiva da Comissão, Djenna Djarra.

    Ele defendeu que a justiça representa um veículo essencial para garantir uma paz duradoura e quebrar os ciclos de violências que se mantêm com a impunidade. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema