Sexta-feira, Julho 19, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Presidente do banco central alemão duvida de actuais planos de resgate

    O presidente do Bundesbank, o banco central alemão, Jens Weidmann, duvida que os planos de Bruxelas e Berlim para salvar o euro, nomeadamente a participação de credores privados num novo programa de ajuda financeira à Grécia, resultem.
    Em entrevista ao semanário “Die Zeit”, ontem retomada pela Lusa, o ex-conselheiro económico da chanceler Angela Merkel considerou problemática a participação de bancos e seguradoras no novo pacote para Atenas, solução reiterada na segunda-feira pelos ministros das finanças do Eurogrupo.
    Weidmann pronunciou-se ainda contra a redução dos juros dos resgates europeus e do Fundo Monetário Internacional sobre a Grécia, Irlanda e Portugal sugerida na última reunião do Eurogrupo. O chefe do Bundesbank recusou também uma eventual compra de títulos da dívida pública dos mesmos países através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), eventualmente a ser equacionada pelos ministros das Finanças dos Estados da moeda única. “Isso teria altos custos, pouco proveito, e perigosos efeitos colaterais”, advertiu Weidmann.
    O banqueiro alemão exortou ainda a Europa a estar preparada para o caso de a Grécia falir, sublinhando que os governos da zona euro “têm de ter um plano para conter o risco de efeitos de contágio, se o programa de apoio à Grécia falhar”.
    Quanto à Itália, mostrou-se confiante de que a terceira maior economia da UE vai conseguir controlar as contas públicas.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Donald Trump provoca polêmica sobre Taiwan

    Donald Trump defenderá Taiwan no caso de uma invasão da China se vencer as eleições de novembro nos Estados...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema