O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, chegou ao fim da tarde de hoje (segunda-feira) a Luanda, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço das relações entre os dois países.
Manuel Pinto da Costa e a delegação que o acompanha receberam, à sua chegada, cumprimentos de boas vindas do ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, do vice-governador de Luanda, Manuel Catraio, e de funcionário da representação diplomática do seu país em Angola.
De acordo com o programa da visita, terça-feira o presidente são-tomense vai visitar a Cidade do Kilamba e logo em seguida desloca-se à Assembleia Nacional onde vai assistir uma sessão solene em sua honra, bem como receberá do presidente do Parlamento angolano, Paulo Kassoma, explicações sobre o funcionamento daquele órgão de Poder Legislativo.
O estadista são-tomense vai posteriormente ao Palácio Presidencial, à “Cidade Alta”, para um encontro com o seu homólogo angolano José Eduardo dos Santos, onde será recebido com honras militares, para mais tarde dar-se início às conversações oficiais entre as duas delegações e seguido de almoço.
O programa da visita do presidente são-tomense a Angola prevê também um encontro com a comunidade são-tomense em Angola e visita à embaixada daquele país em Luanda.
Manuel do Espírito Santo Pinto da Costa governou já São Tomé e Príncipe entre 1975 e 1991.
Em 2011 concorreu as eleições presidenciais e foi eleito Presidente de São Tomé e Príncipe, ao vencer a 7 de Agosto a segunda volta das eleições presidenciais com 52,88 porcento dos votos, contra 47,12 porcento do seu adversário Evaristo de Carvalho.
Fonte: Angop