Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16 C
Lisboa
More

    Presidente de Portugal permitirá que governo interino realize projetos com fundos da UE

    O presidente de Portugal afirmou neste sábado que o governo prestes a sair do poder se tornaria oficialmente uma administração interina na próxima semana, incapaz de tomar decisões políticas de longo prazo, mas que ele aprovaria decretos para garantir acesso a fundos de recuperação da União Europeia.

    O primeiro-ministro António Costa renunciou em 7 de novembro, após uma investigação de supostas ilegalidades na gestão do seu governo de projetos de energia “verdes” e de um centro de dados de larga escala.

    Os promotores também estão investigando Costa, que negou qualquer mal feito.

    Sua renúncia levou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa a decidir pela dissolução do parlamento em 15 de janeiro, convocando uma eleição para 10 de março, e deixou o país diante de meses de incerteza.

    O presidente disse no sábado que, após a reunião ministerial de 7 de dezembro que “aprovará decisões fundamentais para a economia portuguesa”, ele formalizará o decreto de renúncia do governo, que atuará interinamente de 8 de dezembro até a eleição.

    A partir de então, o governo precisará limitar sua ação a atos de gestão cotidianos e decisões de natureza administrativa, mas a lei constitucional portuguesa permite alguma margem de manobra, desde que aceita pelo presidente.

    “Com tudo relacionado ao financiamento da União Europeia, eu serei bem aberto e generoso (em aprovar os projetos). Não podemos perder a aplicação de milhões de euros”, disse o presidente a repórteres.

    Portugal já recebeu 2,7 bilhão de euros em fundos de recuperação pós-pandemia da UE, mas precisa acelerar a aprovação de projetos que se qualificam para esse auxílio, se quiser utilizar os 22 bilhões de euros oferecidos até o prazo de 2026.

    Apenas 12% do financiamento foi alocado até agora.

    Por Sergio Goncalves

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema