O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, partiu hoje, segunda-feira, para a cidade de Pretória, África do Sul, onde vai participar de uma cimeira tripartida com os seus homólogos moçambicano e sul-africano, Armando Guebuza e Jacob Zuma, respectivamente.
Na reunião de Pretória, que acontece ainda na tarde de hoje, os estadistas vão analisar questões ligadas à defesa e segurança na região austral do continente, com realce para a situação prevalecente no Zimbabwe e na RD Congo, assim como outros assuntos de interesse regional, soube-se de fonte oficial na capital angolana.
No aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, o estadista recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do presidente do Tribunal Constitucional, venerando juíz Rui Ferreira, do primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, de membros do governo e da Presidência da República.
A República de Angola preside actualmente a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A SADC é um bloco económico e político formado por Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe.
Actualmente, a organização regional que agrupa 14 países-membros, totaliza um PIB de cerca de 226 bilões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.
A SADC tem como grandes metas proporcionar o crescimento das economias dos países que a compõem e, consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida dos habitantes da região. Luta ainda pela promoção da paz e da estabilidade da região, o desenvolvimento sustentável e o combate à SIDA, dentre outros aspectos.
Fonte: Angopo