Segunda-feira, Março 4, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Cabo Verde: Presidente da República recebe em audiência procuradores-gerais da África

    (inforpress.publ.cv)
    (inforpress.publ.cv)

    Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu hoje em audiência os 16 procuradores-gerais da República africanos, que se encontram na Cidade da Praia a participar na VIII Conferência Anual da Associação de Procuradores de África (APA).

    À saída da audiência, o procurador-geral da República de Cabo Verde, Júlio Martins, disse aos jornalistas que o chefe de Estado manifestou aos visitantes o empenho e a atenção que tem dedicado ao fenómeno da criminalidade, já que entende que o crime organizado normalmente mina os alicerces do Estado de Direito.

    “Não é possível criar o Estado de Direito e garantir a liberdade e segurança dos cidadãos sem um Ministério Público forte, mas com meios, e para ter uma acção eficaz contra o crime organizado”, defendeu Júlio Martins.

    De acordo com o procurador-geral da República, a audiência com o PR foi igualmente uma oportunidade de os visitantes dos 20 países membros da APA, que se fizeram representar no evento de Praia, conhecerem o Presidente cabo-verdiano e transmitir-lhe cumprimentos.

    De igual modo, acrescentou aquele responsável, os visitantes puderam receber do chefe de Estado os cumprimentos e desejos de “bom trabalho” e, sobretudo, “empenho” de cada um deles no seu trabalho de luta contra a criminalidade organizada e transnacional, especialmente crimes sexuais, tráfico de droga e terrorismo em África.

    “No fundo, a ideia é fazer realizar o lema da Associação que é ‘África Unida Contra o Crime’, especialmente o crime organizado e transnacional”, sublinhou Júlio Martins.

    Na VIII Conferência da APA, que decorre desde terça-feira na capital cabo-verdiana, participaram 140 pessoas, entre as quais peritos da África do Sul, Senegal, Namíbia, Zâmbia, Moçambique, Quénia e do Grupo Intergovernamental para o Combate à Lavagem de Capitais na Região Oeste Africana (GIABA).

    Entre os temas da conferência, cuja cerimónia de encerramento vai ser presidida hoje pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, constam aspectos ligados à cooperação interinstitucional, a protecção dos segmentos vulneráveis da sociedade, o crime transnacional, o tráfico de droga, o tráfico de pessoas, assim como o combate à corrupção.

    A APA foi criada em 2004 em Maputo (Moçambique) e, actualmente, conta com 25 membros, sendo Cabo Verde um dos cinco vice-presidentes. (inforpress.publ.cv)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Supremo Tribunal decide que Trump pode ser candidato à presidência dos Estados Unidos

    O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anulou a decisão de um juiz do Colorado que impedia Donald Trump de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema