Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, abordou hoje, domingo, em Luanda, com o homólogo sul-africano, Jacob Zuma, assuntos relacionados à cimeira extraordinária sobre questões de paz, segurança, governação e democracia em África, realizada sábado último em Cotonu, Benin.
O encontro, que durou cerca de uma hora, aconteceu no Complexo Presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, durante uma escala técnica efectuada pelo Presidente sul-africano, em trânsito para o seu país, proveniente do Benin.
O Chefe de Estado Jacob Zuma participou sábado, em Cotonu, numa cimeira da União Africana (UA), convocada pelo presidente em exercício da organização, Boni Yayi, consagrada à situação de segurança no continente.
O evento contou com as presenças dos chefes de Estado do Tchad, Idriss Déby, do Congo, Denis Sassou Nguesso, da Côte d’Ivoire, Alassane Dramane Ouattara, do Rwanda, Paul Kagamé, da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, do Togo, Faure Essozima Gnassingbé, do Níger, Issoufou Mahamadou, do Gabão, Ali Bongo Odimba, da Nigéria, Goodluck Jonathan, do primeiro-ministro da Etiópia, Zenawi Meles, e do presidente da Comissão Africana, o gabonês Jean Ping.
A cumprimentar o Presidente sul-africano estiveram igualmente no aeroporto os chefes da casa civil e militar da presidência da República, Manuel Hélder Vieira Dias, e Carlos Maria da Silva Feijó, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Rui Mangueira, o vice-governador de Luanda, Miguel Catraio, e o embaixador sul-africano em Angola, Godfrey Nhalanhla Ngwenya.
Fonte: Angop