Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Presidente da Argentina inicia visita oficial a Angola no dia 17 deste mês

    A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chega a Luanda no próximo dia 17 de Maio, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos, soube hoje (terça-feira), à Angop de fonte diplomática.

    Segundo o embaixador da Argentina em Angola, Juan Agustin Caballero, a visita de Cristina Kirchner está a ser encarada com muita expectativa pelo governo do seu país, que considera Angola um potencial parceiro de futuro, tendo em conta o seu considerável crescimento económico.

    “Depois da guerra, Angola é actualmente dos países com a mais alta taxa de crescimento económico em África e no mundo, razão pela qual interessa-nos manter uma parceria”, afirmou o diplomata.

    Salientou que o programa da visita de Cristina Kirchner inscreve um encontro com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e conversações oficiais entre delegações governamentais de ambos os países, que deverão passar em revista o quadro dos memorandos assinados nos domínios económicos, científicos, tecnológicos, agro-industrial e outros instrumentos jurídicos.

    Kirchner vai ainda inaugurar uma feira de produtos argentinos, a realizar-se na Feira Internacional de Luanda (Filda), com a participação de 400 empresários do país latino-americano, acrescentou.

    O embaixador precisou que a feira terá duração de uma semana e estará aberta a todos os interessados, com a finalidade de promover as potencialidades do mercado económico argentino, criação de uma plataforma de diálogo e parceria entre agentes comerciais de ambos países.

    O desporto e a cultura constam igualmente do programa, com a vinda de uma equipa argentina de basquetebol sénior masculino e outra de hóquei em patins, bem como um agrupamento musical de tango e especialistas em gastronomia.

    A Argentina reconheceu a independência de Angola em 2 de Setembro de 1977 e desde essa data, os dois países têm mantido troca de delegações oficiais para o estreitamento e dinamização das relações político-diplomáticas e económicas.

    O ponto mais alto nestas relações foi marcado pela visita oficial que o Chefe de Estado, angolano José Eduardo dos Santos, efectuou à Argentina em Maio de 2005, a convite do falecido presidente daquela nação sul-americana, Nestor Kirchner.

    O diplomata argentino considerou que as relações político-diplomáticas Angola e Argentina são boas, porém, ainda não traduzem o nível desejado nas acções económicas e comerciais.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema