Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Presidente da AN aborda cooperação com embaixador da Polónia

     Fernando da Piedade, Recebe o Embaixador da Polonia (Foto: Lino Guimaraes)

    Fernando da Piedade, Recebe o Embaixador da Polonia (Foto: Lino Guimaraes)

    O reforço da cooperação entre a República de Angola e a Polónia esteve hoje, quinta-feira, no centro das atenções de uma audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu ao embaixador da Polónia no país, Marek Ro-Garztecki.

    Em declarações à imprensa no final da audiência, o embaixador da Polónia, que se encontra em final de missão, acrescentou que nos últimos anos tem havido várias acções para o incremento da cooperação, nos distintos domínios.

    Disse que a Polónia foi um dos primeiros países que reconheceu Angola, logo após a independência, e que “fomos muito activos no suporte da então jovem república, isto na década de 70, tendo exportado um grande número de meios, como tractores e
    camiões”.

    Por este motivo, argumentou, “tive a satisfação de transmitir ao Presidente da Assembleia Nacional que a indústria de construção de automóveis tenciona implantar-se em Angola, o que envolverá a transferência de tecnologia e conhecimentos”.

    Neste contexto, considera que “do mesmo jeito que o seu país ajudou Angola no passado, irá voltar a contribuir agora  para que o país possa crescer cada vez mais”.

    Marek Ro-Garztecki salientou que estão a trabalhar para o incremento da cooperação em vários campos, com vantagens mútuas com realce para o sector económico.

    Neste contexto, argumentou que esteve já em Angola em Maio do corrente ano uma delegação que visitou  o país e cujo trabalho teve bastante sucesso.

    De igual modo, deu a conhecer que  há uma outra delegação comercial que visitará o país em Novembro do corrente ano.

    Para além deste, frisou, existem também contactos ao nível parlamentar entre os dois países, estando prevista uma visita de uma delegação parlamentar da Polónia, ainda este ano, a convite do presidente da Assembleia nacional.

    Em relação a este assunto, frisou que a audiência serviu também para “a troca de informações  e também o reforço das relações parlamentares existentes entre os dois estados”.

    A cooperação entre os dois países é abrangente. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema