Quinta-feira, Novembro 30, 2023
17 C
Lisboa
More

    Preços em Angola continuam a aumentar

    Os preços dos bens e serviços em Angola mantêm uma trajetória ascendente. A inflação está já nos 11,25%, o que está a deixar os angolanos com pouco poder de compra.

    O Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) voltou em junho a seguir uma trajetória ascendente, acelerando 0,63 pontos percentuais para 11,25%, em termos homólogos, com os transportes e saúde a pesar mais no bolso dos angolanos.

    O IPCN de junho de 2023, consultado hoje pela Lusa, refere que entre junho de 2022 e junho deste ano regista-se uma aceleração na variação atual de 0,57 pontos percentuais.

    Luanda lidera a lista de províncias com maior variação de preços, com 1,69%, seguida da Lunda Norte (1,50%) e Namibe (1,35%).

    As províncias que registaram menor variação nos preços foram Cabinda (0,90%), Lunda Sul (0,92%) e Moxico (0,94%).

    Na variação por classes de despesa, o IPCN refere que das 12 classes de consumo, oito apresentam taxas superiores à unidade, sendo a do transporte que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 2,71%, depois a saúde (2,08%), o vestuário e calçado (1,53%) e alimentação e bebidas não alcoólicas (1,46%).

    A classe alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,85 pontos percentuais durante o mês de junho, seguida das classes transporte com 0,15 pontos percentuais, bens e serviços diversos com 0,12 pontos percentuais e saúde com 0,08 pontos percentuais, tendo as restantes classes contribuições inferiores a 0,08 pontos percentuais.

    Por LUSA

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A indústria energética alemã exige que o governo federal encontre rapidamente uma solução para a crise orçamental

    Representantes da indústria energética estão alertando que os investimentos verdes na Alemanha poderão ser paralisados, a menos que o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema