25 C
Loanda
Terça-feira, Outubro 8, 2024

Preços do cobalto e do lítio em queda, dois minerais essenciais para a transição energética

PARTILHAR
FONTE:Reuters

Os preços do cobalto caíram nos últimos dois anos e agora estão sendo negociados em torno de baixas de oito anos. É a mais recente queda numa longa história de ciclos de expansão e retração para o metal de bateria.

Assim como outros metais de bateria, como o lítio, o cobalto está sofrendo com um crescimento mais lento do que o esperado no setor de veículos elétricos ocidentais. Um vento contrário adicional vem de uma nova geração de baterias usando química de fosfato de ferro-lítio e zero cobalto.

Não é como se a procura tivesse parado de crescer. A Adamas Intelligence estima que cerca de 5.000 toneladas de cobalto tenham sido utilizadas nas vendas de veículos com energia nova em maio, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

O problema é que a oferta global está a aumentar muito mais rápido graças à expansão da capacidade na República Democrática do Congo e na Indonésia. O cobalto é extraído como um subproduto do cobre e do níquel, respetivamente, nesses dois países, o que significa que a sensibilidade a preços baixos é limitada.

O mercado está em excedente e deve permanecer assim pelos próximos dois anos, pelo menos, de acordo com o CEO da Glencore, Gary Nagle. A empresa, que foi ultrapassada no ano passado como a maior produtora do mundo pelo CMOC Group da China, desistiu de armazenar o metal para ajudar a sustentar os preços.

Por outro lado as dificuldades continuam para os produtores de lítio . Os preços do metal para baterias caíram 70% no último ano devido ao excesso de oferta e à demanda mais fraca do que o esperado do setor de veículos elétricos. A SQM do Chile, a segunda maior produtora do mundo, relatou uma queda maior do que o esperado de 63,2% em seu lucro trimestral. E o CEO Ricardo Ramos também não está otimista sobre as perspectivas de curto prazo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A Capacidade de armazenamento de energia é atualmente o maior obstáculo à expansão das energias renováveis, alerta a COP29

Os anfitriões das negociações climáticas globais deste ano COP29 pedirão que mais de 190 países apoiem uma meta do...

A importância das energias renováveis na produção de eletricidade nos países do G20

O Brasil lidera o G20 em geração de eletricidade renovável, com 89% de sua energia proveniente de fontes renováveis,...

Fórum China-África 2024: Como a transição energética pode alavancar a parceria e criar uma situação vantajosa para os dois lados

O papel da China nas energias renováveis em África situa-se no centro das prioridades durante a Cimeira do Fórum...

A euforia pelo hidrogénio verde começa a arrefecer por falta de clientes para comprar o combustível

O potencial do hidrogénio como combustível livre de carbono tem provocado uma excitação sem fim. Dos desertos da Austrália...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema