Domingo, Maio 26, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    PR quer TAAG ligando o continente e principais capitais mundiais

    Eleições depois de o OE estar aprovado têm o apoio dos portugueses

    O Presidente da República, João Lourenço, pediu, está segunda-feira, em Luanda, Angola particular atenção à companhia aérea TAAG para torná-la mais competitiva, voando para as principais capitais mundiais e servir melhor o continente africano.

    “Temos de ser mais ambiciosos”, disse o Estadista, adiantando que a companhia não se pode contentar por viajar para um único país asiático, a China, americano, o Brasil, e para três cidades europeias, do Mediterrâneo.

    João Lourenço, que intervinha na cerimónia de posse de posse no novo secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Paulo de Andrade Teles Carreira, referiu-se também a necessidade de abertura de novas rotas para servir melhor África.

    Para o Titular do Poder Executivo, “temos de ter a ambição de voar para algumas cidades dos Estados Unidos da America”, aproveitando a melhoria dos laços de amizade e cooperação e as portas que se vão abrindo.

    Informou que o país está a encomendar novas aeronaves à Boeing, sem descurar a necessidade de recuperar a actual frota, que é grande, mas com alguns meios de baixa.

    Referiu que juntamente com o ministro, o secretário de Estado, acabado de empossar, tem a responsabilidade de fazer da TAAG melhor, enaltecendo o investimento feito nos últimos 48 anos nos domínios dos recursos humanos e equipamentos.

    O empossado Rui Carreira manifestou, em declarações à imprensa, estar com motivação alta, que procurará ser o fiel executante das orientações recebidas e principal coadjutor do ministro do sector.

    O antigo administrador Executivo da TAAG prometeu promover o diálogo com os sectores da sua tutela para melhor servir a Nação.

    Rui Paulo de Andrade Teles foi nomeado no cargo de secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário em substituição de Vumpa de André Londa um dia depois da inauguração do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

    Erguido na comuna de Icolo e Bengo, província de Luanda, a nova infra-estrutura aeroportuária, avaliada em USD 2.8 mil milhões, ocupa uma área de 1324 hectares e pode acolher um volume de carga de 130 mil toneladas/ano.

    De acordo com estudos técnicos, trata-se do terceiro maior aeroporto de África em volume de passageiros por ano. O número esperado é de 15 milhões de passageiros por ano, sendo 10 milhões em voos internacionais e cinco milhões nos domésticos.

    Com duas pistas paralelas, a maior delas com quatro mil metros por 60 de largura, o aeroporto está preparado para receber aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.

    A primeira fase de funcionamento está reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024, depois a das operações de voos domésticos e só a partir de Junho de 2024, será marcada pelo início das operações de voos internacionais.

    A abertura gradual ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.

    O Aeroporto conta igualmente com 31 mangas para embarque, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.

    A infra-estrutura contempla 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), um parque de estacionamento para mil e 710 viaturas, assim como espaço reservado para lojas, numa área de mil 825 metros quadrados.

    Dispõe, também, de 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, que cobrirá uma área total de 75 km2. JFS/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema