Segunda-feira, Abril 15, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    PR quer estreitamento da cooperação entre Angola e a Áustria

    O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta quinta-feira, a necessidade do estreitamento dos laços de amizade e o desenvolvimento de uma cooperação bilateral frutuosa, em diferentes áreas, entre Angola e a Áustria.

    Em mensagem de felicitações endereçada ao seu homólogo austríaco, Alexander Van Der Bellen, no quadro das celebrações do Dia Nacional da Áustria, João Lourenço afirma que o estreitamento da cooperação visa contribuir para o bem-estar e o progresso dos dois países e povos.

    As repúblicas de Angola e da Áustria estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação a 14 de Outubro de 1981.

    As relações entre os dois Estados, embora tímidas, apresentam potencial para crescimento em áreas nas quais a Áustria detém o know-how e que são de interesse para a economia angolana, tais como saúde, indústria petrolífera e alimentar, protecção ambiental, energias renováveis, tecnologias, formação profissional, cultura e turismo.

    O quadro da cooperação económica entre Angola e a Áustria é caracterizado pela disponibilidade de créditos bonificados do Governo austríaco, que variam entre os três (3) a sete (7) milhões de euros, dependendo do projecto apresentado pelo país, destinado a financiar projectos sociais em Países Menos Avançados (PMA), no sector da saúde, protecção civil, linhas-férreas, tratamento de lixo, gestão de águas residuais e abastecimento de água potável.

    Destacam-se, nas trocas comerciais, a importação de equipamentos para a barragem hidroeléctrica de Laúca, fornecidas pela empresa austríaca Andritz Hydro, que colabora com Angola desde 1953, por meio da qual a importação de equipamentos, entre 2013 e 2016, atingiu cerca de 200 milhões de euros. VM

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema