O Presidente da Republica interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, nomeou 15 novos assesores para o seu gabinete e aceitou o pedido de demissão em bloco dos conselheiros do falecido chefe de Estado, Malam Bacai Sanhá.
A nomeação dos novos assessores e a demissão dos anteriores conselheiros presidenciais, foram anunciadas sexta-feira a noite na Rádio Nacional através de decretos assinados por Raimundo Pereira.
Entre os novos assessores constam os nomes dos antigos governantes, nomeadamente Alamara Nhassé, antigo primeiro-ministro, nomeado assessor para a área da Defesa e Segurança, João José Silva Monteiro, ex-ministro dos Negocios Estrangeiros, nomeado conselheiro para a Educação e Maria Odete Semedo, ex-ministra da Educação chamada agora para ser chefe do gabinete de Raimundo Pereira.
Fonte do gabinete do Presidente interino guineense indicou à Lusa Raimundo Pereira fez convites aos diferentes partidos e estes indigitaram os seus representantes de forma “a ajudar o chefe de Estado na condução tranquila e inclusiva do processo da transição”.
A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais antecipadas no dia 18 de março devido à morte do Presidente eleito, Malam Bacai Sanhá, no passado dia 09 deste mês, em Paris, França, de doença prolongada.
Fonte: Lusa