Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    PR analisa situação nos Grandes Lagos com representante da ONU

    A situação na Região dos Grandes Lagos esteve em abordagem, esta segunda-feira, durante uma audiência em que o Presidente angolano, João Lourenço, recebeu o enviado especial da ONU, Huang Xia.

    Trata-se do enviado especial do secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, tendo adiantado que o encontro serviu também para ter o entendimento do Presidente João Lourenço sobre a Região.

    Em declarações à imprensa, no final do encontro, Huang Xia anunciou que a 26 deste mês fará um pronunciamento na sede da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA) relativo à situação nos Grandes Lagos.

    Para Huang Xia, a situação na Região inspira cuidados, daí ter sublinhado a necessidade de haver um trabalho conjunto entre os estados membros, a fim de se inverter o quadro de crise reinante.

    O alto funcionário da ONU informou que felicitou o Presidente João Lourenço pela reeleição no cargo e sublinhou a importância que isso representa para a região.

    Destacou o facto de nos últimos dez anos Angola ter jogado um papel importante na pacificação da Região dos Grandes Lagos, em particular, e de África, no geral.

    A tensão na Região dos Grandes Lagos subiu no início deste ano entre os vizinhos Ruanda e República Democrática do Congo (RDC).

    Em Março último deu-se o reinício dos combates entre o exército da RDC e o movimento de 23 de Março (M23), que, de acordo com Kinshasa, é apoiado pelo país vizinho.

    O conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e os vizinhos Ruanda e Uganda é antigo.

    Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e tem multiplicado as iniciativas para pacificar a região.

    Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito.

    A CIRGL foi criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que marcaram a região, em 1994.

    São membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, além de Angola, o Burundi, a República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e República do Congo.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema