Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    PR admite estagnação na cooperação com República Checa

    O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou, esta quarta-feira, em Praga, que o potencial do desenvolvimento das relações entre Angola e a República Checa é bastante grande, mas razões de vária ordem impediram a sua total exploração.

    João Lourenço falava durante um jantar de gala, oferecido pelo seu homólogo checo, Petra Pavel, por ocasião da visita oficial que efectua à República Checa.

    “O objectivo da nossa visita é o de reforçar os tradicionais laços de cooperação e de amizade entre os nossos dois Estados, o potencial do desenvolvimento das nossas relações é bastante grande, mas por razões de vária ordem não temos sido capazes de explorar ao máximo”, disse.

    O estadista angolano manifestou, em todos os encontros que manteve com as autoridades locais, o interesse de reverter esta situação e daqui para frente tirar o máximo proveito do incremento da cooperação.

    Do lado checo, João Lourenço disse ter encontrado grande abertura e um interesse recíproco no sentido do desenvolvimento dos laços de amizade e cooperação para o benefício de ambos os países.

    Participaram do jantar as primeiras-damas de Angola e da República Checa, as comitivas que acompanham os dois Chefes de Estado e vários convidados.

    Em Praga desde terça-feira, o Presidente de Angola testemunhou a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, que prevê reforçar a cooperação bilateral, iniciada em 1993.

    Ainda no primeiro dia de visita, o Chefe de Estado, João Lourenço, foi recebido no Palácio de Praga, com honras militares, pelo homólogo da República Checa, Petra Pavel, com quem manteve um encontro privado, em seguida deslocou-se ao Senado e à Câmara dos Deputados e manteve, também, um encontro com o Primeiro-Ministro checo, Petr Fiala.

    João Lourenço deixa a cidade de Praga ainda hoje, quinta-feira, 22 de Fevereiro.

    A República Checa é um país da Europa Central cuja capital é a cidade de Praga, principal destino turístico do país, com uma população com mais de 10,7 milhões de habitantes, adoptou a economia de mercado, centrada no comércio e na indústria, baseada no comércio internacional e na indústria automobilística.

    As relações político-diplomáticas entre Angola e a República Checa datam do período da guerra-fria, antes do desmembramento da República Eslovaca, ambas formavam a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, quando fazia parte do bloco socialista Sovietico. MR/VC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema