Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Portugal: Passos Coelho promete a autarcas comboio 
de “alta prestação” entre Porto e Vigo

    Dirigentes do Eixo Atlântico (uma organização de autarquias do Norte de Portugal e da Galiza) afirmaram esta sexta-feira ter recebido do primeiro-ministro português o compromisso de modernização da linha ferroviária Porto-Vigo e de adopção de um sistema de pagamentos nas antigas Scut comum aos dois países a partir de Setembro.

    “Temos a absoluta confirmação do compromisso do primeiro-ministro português com a modernização da ligação Porto-Vigo”, afirmou Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, após um encontro dos autarcas portugueses e espanhóis do Eixo Atlântico com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em Lisboa.

    Segundo o responsável, será um comboio de “alta prestação que liga as cidades do Eixo Atlântico de forma competitiva, com paragens nas principais cidades”.“Calculamos que demore três anos, mas temos que ser muito optimistas”, disse, por seu lado, José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo e do Eixo Atlântico.

    Os dois países vão entregar a Bruxelas um projecto de financiamento para a modernização da linha candidato ao quadro de financiamento em vigor a partir de 2014. No entanto, “ainda neste quadro comunitário vão começar algumas melhorias através da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, acrescentou, salientando que o serviço vai melhorar em breve.

    Segundo o autarca, o traçado será compatível com o transporte de mercadorias e de passageiros. Actualmente uma viagem entre Porto e Vigo (cerca de 120 quilómetros) demora cerca de três horas e 15 minutos.

    FONTE: Público

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema