Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Portugal: Número de católicos diminui, protestantes e Jeovás aumentam

    Lisboa – Um estudo realizado pela Universidade Católica, revela que em Portugal, há cada vez menos católicos e cada vez mais protestantes/evangélicos e Testemunhas de Jeová.

    Segundo o Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa, «Pode observar-se um decréscimo relativo da população que se declara católica e um incremento da percentagem relativa às outras posições de pertença religiosa, com um particular destaque para o universo protestante (incluindo os evangélicos)», refere o relatório interpretativo do «Inquérito 2011» que compara dados de 1999 com um outro inquérito realizado no final do ano passado.

    O estudo, que pretende perceber como é que os portugueses se situam perante o fenómeno religioso, revela que, nos últimos onze anos, os católicos diminuiram 7,4 por cento (%), passando de 86,9% da população para 79,5%.

    De acordo com o estudo, duplicou a percentagem de pessoas com uma religião diferente da católica (2,7% em 1999 para 5,7%) e cresceu o número dos sem qualquer religião (de 8,2% para 14;2%), um aumento que se sentiu em todos os itens em análise: os indiferentes passaram de 1,7 para 3,2; os agnósticos de 1,7 para 2,2 e os ateus de 2,7% para 4,1%.

    O inquérito realizado a cerca de quatro mil pessoas com pelo menos 15 anos vai ser apresentado na quarta-feira no terceiro dia da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que hoje começou em Fátima.

    (c) PNN Portuguese News Network

    Fonte: Jornal Digital

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema