Segunda-feira, Setembro 9, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    Portugal: Marcos Barrica apela angolanos a serem perseverantes

    O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apelou em Lisboa, aos angolanos a serem perseverantes para vencerem os desafios, com destaque as eleições previstas para este ano.

    Em mensagem por ocasião da cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo, que congregou o corpo diplomático e consular, assim como colaboradores e representantes da sociedade civil angolana em Portugal, o embaixador augurou que a realização das eleições, como dos mais importantes factos políticos do ano, permitirá que o país e os angolanos consolidem as suas instituições em bem da democracia.

    Sobre a comunidade angolana em Portugal, o embaixador Marcos Barrica salientou que não se coibirá em esforços para ajudar os serviços consulares do país em Portugal, que “em 2012 estarão encarregados de árduas tarefas”.

    Entre as tarefas enumerou o facto de os serviços consulares em Lisboa passarem a emitir, em breve, documentos importantes como passaportes e bilhetes de identidade nacionais que antes só eram adquiridos no país.

    Relativamente à missão que dirige, Marcos Barrica disse que “o ano que findou efectivamente tivemos algumas vitórias, alguns ganhos, poderíamos ter feito mais, mas as vitórias conquistadas resultam de um trabalho conjugado, um trabalho conjunto”.

    Saudou os novos cônsules gerais em Faro e Porto, designadamente Mateus de Sá Miranda e Bento Salazar André e pediu que exerçam um trabalho frutuoso capaz de tornar cada vez mais engrandecida a presença de angolanos em Portugal nas diferentes actividades programadas.

    Sobre o Consulado Geral de Angola em Lisboa sublinhou que vai ter este ano grandes desafios e a responsabilidade de produzir os mais importantes documentos da cidadania, isto é, o Bilhete de Identidade Nacional, Passaporte Nacional e Registo Criminal.

    Na altura foi lida uma mensagem dos diplomatas e funcionários endereçada ao embaixador Marcos Barrica.

    Durante o encontro, foram distinguidos com certificados de mérito pelo desempenho e dedicação alguns funcionários, como Aldina Macedo, Franklin de Melo, Manuel Figueiredo, Domingos Mupi, Rui Nelson Bonfim, João Santos, Domingas Braga, José Manuel, Lisete Paula, Lúcia Miranda, António Baptista e Adérito Bonfim.

    O embaixador agraciou ainda, com o certificado de reconhecimento pelo trabalho feito em prol da comunidade pastoral e desportiva angolana, o pastor Américo Fonseca Marques, o presidente da comissão de arbitragem do torneio “Angola Avante”, Fernando Correria, bem como o treinador da selecção comunidade de Angola, Jeremias Teca Filimone.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Bolsonaro chama Moraes de ‘ditador’ durante manifestação de apoiadores em São Paulo

    Aplaudido por dezenas de milhares de manifestantes em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou, neste sábado (7), de...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema