A greve de hoje dos controladores aéreos deverá afetar 311 voos nos aeroportos portugueses, segundo as estimativas da ANA – Aeroportos de Portugal.
Nos aeroportos geridos pela ANA (Lisboa, Porto, Faro e Açores) deverão ser afetados 294 voos e no aeroporto da Madeira, cuja gestão está a cargo da ANAM, mais 17 ligações.
Só a TAP vai cancelar 50 voos previstos para hoje, disse à Lusa fonte oficial da companhia aérea.
Os trabalhadores da NAV marcaram para este mês cinco dias de greve, com três períodos diários entre as 07:00 e as 09:00, as 14:00 e as 16:00, e as 21:00 e as 23:00. Já cumpriram greves no dia 11 e na quinta-feira, e voltam a parar hoje e nos dias 24 e 25.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV – Navegação Aérea de Portugal — dizem que decidiram avançar para esta forma de protesto para contestarem a “continuada” ausência de respostas do Governo para a situação de “instabilidade social sem paralelo” na empresa.
As estruturas sindicais alegam estar há mais de um ano a chamar a atenção dos governantes para “o prejuízo” das medidas orçamentais em vigor para os funcionários, a empresa e o país.
A greve de hoje dos trabalhadores da NAV vai coincidir com uma paralisação de 24 horas dos trabalhadores de várias empresas do setor da aviação, declarada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), para contestar o incumprimento dos Acordos de Empresa.
Com Lusa