Quinta-feira, Setembro 21, 2023
23.1 C
Lisboa
More

    Portugal extingue regiões turísticas

    O Governo português, no âmbito da reorganização do turismo, decidiu extinguir as actuais regiões e pólos turísticos, para dar origem a cinco organismos que irão agregar a promoção interna e externa, com base nas NUT II, adiantou na segunda-feira a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.

    “Havia sobreposição geográfica e pouca integração, o que trazia pouca eficácia”, precisou Cecília Meireles, que deu conta das linhas gerais da reorganização das regiões de turismo. Vão ser criados organismos para o Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e para as Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

    Cecília Meireles sublinhou, em conferência de imprensa, que a reorganização “permitirá gerar um poupança de 30 por cento”, face ao orçamento de 20 milhões de euros. Quanto aos recursos humanos, a secretária de Estado portuguesa sublinhou que “não está em causa” a redução de trabalhadores. O Governo prevê ter o novo quadro legislativo pronto até Abril.

    Atracções portuguesas

    Existem actualmente em Portugal sete Agências Regionais de Promoção Turística, nomeadamente Porto, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, as regiões turísticas de Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve – além de Madeira e Açores – e ainda os pólos turísticos Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva.

    Dentre os principais destinos turísticos, o Algarve, é um dos preferidos dos europeus. O clima e a temperatura da água são os principais factores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta região.

    Lisboa atrai turistas pela sua História, pela sua contemporaneidade e pelos seus monumentos (Aqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, Castelo de S. Jorge, o Oceanário de Lisboa) e é uma cidade rica em museus (Museu de Arte Antiga, Museu dos Coches, Museu do Azulejo). O Porto é uma cidade com um lugar de relevo no panorama cultural do País e da Europa principalmente devido ao surgimento de cruzeiros no Rio Douro, e à popularização das visitas às caves de fermentação do Vinho do Porto. A Fundação de Serralves e a Casa da Música são dois pontos de visita obrigatória, assim como a Torre dos Clérigos (tornada ex-libris da cidade) e a Sé. De destacar ainda o Teatro Nacional S. João, os Jardins do Palácio de Cristal, a Ponte D. Luís e toda a zona do centro histórico. A ilha da Madeira, com a sua floresta Laurissilva, classificada Património da Humanidade pela UNESCO, é um pólo de interesse turístico pelo seu clima ameno, pelas paisagens exuberantes e pela gastronomia.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Assembleia Geral da ONU: Angola participa no diálogo sobre financiamento do desenvolvimento sustentável

    Angola participou quarta-feira, na sede das Nações Unidas, no Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento do Desenvolvimento 2023. Este encontro...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema