Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Portugal: Créditos ao consumo voltam a superar os 400 milhões em Junho

    (jornaldenegocios.pt)
    (jornaldenegocios.pt)qa<

    O montante concedido em crédito ao consumo acelerou no final do primeiro semestre, com o total dos empréstimos a superar novamente a fasquia dos 400 milhões de euros. Os créditos sem finalidade específica continuam a dominar.

    Continua a crescer o montante concedido em crédito ao consumo. O valor total ascendeu a 409,4 milhões de euros em Junho, um aumento de mais de 20% face ao mesmo mês do ano passado. Um saldo para o qual os créditos sem finalidade específica contribuem de forma expressiva, mas que tem acelerado muito à custa dos novos financiamentos para a aquisição de automóveis.

    Depois dos 397,3 milhões de euros concedidos em Maio, o valor total ascendeu a 409,38 milhões em Junho. Um aumento que colocou o montante total em máximos desde Março, tendo ficado bastante acima dos 337 milhões de euros registados no mesmo mês do ano passado. Em termos homólogos registou-se, segundo os dados do Banco de Portugal, um crescimento de 21,48%.

    Este forte aumento, numa base homóloga, é explicado pelos créditos pessoais e os empréstimos para a compra de carros. Os financiamentos pessoais, sem finalidade específica, continuam a dominar estes créditos, totalizando 174,2 milhões (42,6% do total), apresentando um aumento de 14,8% face o mesmo mês de 2014. No caso dos créditos para automóvel, o aumento é ainda mais expressivo: 42%.

    De acordo com o Banco de Portugal, nas várias modalidades de financiamento para o automóvel foram concedidos pelas instituições financeiras 150,5 milhões de euros durante o mês de Junho. Este montante compara positivamente com os 142,5 milhões em Maio, representando um forte aumento face aos 105,7 milhões em Junho de 2014.

    Esta é uma evolução que acompanha a do crescimento das vendas de automóveis no mercado nacional. Segundo dados da ACAP, as vendas em Junho registaram um aumento de 33,9% face ao mesmo mês do ano passado. Um aumento suportado, em parte, no crédito, que faz com que este seja já o segundo destino dos empréstimos ao consumo em Portugal. (jornaldenegocios.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema