Domingo, Março 3, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    Portugal aprova novo sistema de verificação prévia após série de escândalos em contratações para governo

    O governo de Portugal informou nesta quinta-feira que os futuros funcionários terão que responder a um questionário antes de serem nomeados para provar que estão aptos para o cargo depois que uma série de escândalos de contratação abalou o governista Partido Socialista.

    O novo sistema de verificação, um conjunto de 34 perguntas, permitiria ao governo verificar os antecedentes dos candidatos e se não havia conflitos de interesse antes de serem nomeados, disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em entrevista coletiva.

    Vieira da Silva disse que também terão de assinar uma declaração de honra.

    “Esse mecanismo é anterior à nomeação e busca antecipar um problema”, disse ela. “Não é uma investigação… é um conjunto de perguntas que permite que a pessoa assuma a responsabilidade.”

    Os socialistas, liderados pelo primeiro-ministro António Costa, conquistaram uma maioria parlamentar absoluta em uma eleição no ano passado.

    Mas o governo teve uma trajetória difícil desde então, com 11 ministros e secretários de Estado deixando seus cargos, alguns devido a alegações de má conduta no passado ou de práticas questionáveis.

    Foi noticiado no início deste mês que a secretária de Estado da Agricultura, Carla Pereira, que pediu demissão após cerca de 26 horas no cargo, teria tido suas contas bancárias confiscadas devido a uma investigação de corrupção contra seu marido, um ex-prefeito.

    No final de dezembro, o ministro da infraestrutura, Pedro Nuno Santos, renunciou após uma reação pública sobre as pesadas indemnizações recebidas por um novo secretário do Tesouro da companhia aérea estatal TAP, que era da competência do ministro.

    Por Catarina Demony

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema