Sábado, Junho 15, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Portadores do vírus exortados a auxiliarem novos infectados

    Aconselhar novos infectados pelo VIH-Sida e ajudá-los a melhorar a sua qualidade de vida por meio de depoimentos de pessoas que já convivem com o vírus e com a doença são dois dos grandes objectivos do programa apresentado na terça-feira em Roma, Itália, durante a 6ª Conferência da Sociedade Internacional da Sida.
    “É muito mais útil que uma pessoa que tenha VIH explique a outra infectada questões relativas ao tratamento, ao diagnóstico ou à qualidade de vida”, esclarece a psicóloga social e gerente da Sociedade Espanhola Interdisciplinar da SIDA, María José Fuster.
    “É uma fonte mais crível pela sua experiência e pela empatia”, acrescentou.

    Elaboração de programas

    Segundo Maria José Fuster, portadora do vírus há 21 anos e que participou da elaboração do programa ao lado de outras mulheres infectadas e de profissionais da área da saúde de seis países europeus, o objectivo é que quem preste socorro conheça perfeitamente os problemas de quem precisa, porque passou por situações e dificuldades similares.
    A especialista ressalta que, ao tratar directamente com um “igual”, muitos dos medos que o paciente tem desaparecem. “Eles vêem que você está bem e se convencem que é possível”, acrescenta a espanhola.
    Maria José Fuster lembra que a rede de apoio é “fundamental” para enfrentar a doença e o tratamento contra a Sida que, segundo os últimos estudos, tem efeitos positivos em 96 por cento dos casos.
    A médica da unidade do VIH-Sida do Hospital Geral de Vigo, Celia Miralles, concorda com as afirmações e explica que, apesar da crença generalizada, as mulheres são um dos grupos mais afectados pelo vírus, já que as características dos seus órgãos genitais as tornam mais vulneráveis.
    “Quando falamos de novos casos, a relação de contágio é de três homens para cada mulher, mas quando falamos de relações heterossexuais a taxa passa a ser de 1,3 homens por uma mulher”, explica a médica.
    A luta conra a Sida tem sido preocupação em fóruns internacionais e uma das grandes questões que têm sido levantadas tem a ver com a prevenção da doença.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema