Sábado, Fevereiro 24, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Ponto de vista – Último texto de Dom Tirso Blanco

    Suas Excelências,
    Sres. Deputados à Assembleia Nacional dos diversos partidos
    Candidatos à Presidência da República de Angola,
    Membros do Poder Executivo
    Meios de Comunicação Social Públicos

    Tudo depende do Ponto de Vista. Por favor, considerem o meu. Há outros pontos de vista, igualmente legítimos. Quando uma autoridade visita Moxico, especialmente o Chefe do Estado, particularmente o Alto Zambeze, verifica-se uma grande movimentação de meios para arranjar passeios, pintar lancis e troncos de árvores, reabilitar (ou construir) e apetrechar refeitórios, quartos condignos com hotéis de luxo, com um requinte que pode deslumbrar a quem não desenvolveu um olhar crítico sobre a sua realidade.

    Nesse contexto, podem ser feitos discursos com promessas que, a maior parte das vezes não se cumprem nos mais diversos âmbitos (educação, saúde, estradas, pontes) bem documentadas pela Televisão pública e outros meios de comunicação oficiais.

    Algumas obras, como a maior parte pontes e estradas, são manifestamente descartáveis. Em todo o Alto Zambeze, com seus 48.000km2 temos menos de 2km de asfalto. Nada foi feito? Não é verdade, certamente há muita obra executada, embora aquém do esperado. Nota-se uma falta de consideração pelos cidadãos; por isso, o analfabetismo rural não pára de crescer, a miséria e fome se expandiram não só por este Município, mas em todo o Moxico. Em partes consideráveis dos Bundas, o feijão são sementes de mussivi, para citar apenas um exemplo.

    Dom Tirso Blanco, Bispo do Luena.
    (DR)

    Por isso, gostaria que, junto a estes pontos de vista, considerassem o meu, desde Jimbi:

    Às refeições, lavam-se as mãos, cada um tem um abundante prato de fungi. O conduto é um prato comum (ao meu ver, um pouco escasso). Come-se com as mãos. Falta de condições? Não, é cultura. Oxalá que, de aqui a 10 anos, continuem com o mesmo hábito. Infelizmente, só há uma ou duas refeições por dia, que dão sensação de saciedade, pela quantidade de fungi ingerida em cada uma.

    Na visita pastoral a Jimbi, localidade do Município do Alto Zambeze, a meados de Junho de 2021, verificamos que a língua internacional é o inglês, o tratamento de saúde na Zâmbia, onde estruturas simples têm médicos com diversas especialidades e equipamentos adequados; se alguém quiser uma educação de qualidade, enviam os filhos à República vizinha.

    A casa de banho é uma latrina com uma pequena proteção para evitar a visibilidade. O papel higiênico? Folhas de algumas plantas bem seleccionadas.

    A pasta de dentes? Um pauzinho que se vai gastando aos poucos. É melhor que a pasta de dentes e escova dental, pois, em geral, a população não tem cáries nem dor de dentes.

    As casas? Iguais às que aparecem na foto. São casas familiares. Quando estava a escrever reflexões e projectos para esta área fazia frio e ninguém sai de casa até o grande fogareiro, o sol, comece a aquecer. Eu sou privilegiado, pois me é oferecida, durante a visita pastoral, uma dessas casas de família para mim, sozinho.

    Alguma vergonha? Não, quem deveria ter vergonha são os causadores desta situação, que não hesitam em ostentar opulência e uma vida talvez com melhores condições que os ricos “normais” de outros contextos. Gostaria que estas considerações ajudassem a reflectir e ter a coragem de mudar o que deve mudar a nível pessoal e institucional.

    Tudo depende do ponto de vista.
    +Tirso Blanco
    Bispo de Lwena

    Dom Tirso Blanco (em memória)
    Escrito na sua página do Facebook

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema