Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Políticos manifestam confiança à presidência

    Roberto de Almeida, vice-presidente do MPLA (Foto: ANGOP)
    Roberto de Almeida, vice-presidente do MPLA (Foto: ANGOP)

    Líderes dos principais partidos em Angola manifestaram ontem, em Luanda, confiança na presidência de Angola à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, para os próximos dois anos.

    Em reanção ao discurso de tomada de posse do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, como o novo Presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, os políticos concordam que  o diálogo é  o melhor caminho para a paz na região. O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, está confiante nas capacidades de Angola e do seu Presidente para dar solução aos problemas actuais na região dos Grandes Lagos. “Confio nas nossas capacidades e, sobretudo, nas capacidades e experiência do Presidente José Eduardo dos Santos, para fazermos uma boa presidência e darmos uma sequência positiva à solução dos problemas que afectam a região e os países dos Grandes Lagos”, disse o vice-presidente do MPLA. Roberto de Almeida pediu a todos os países do continente para terem uma evolução pacífica e tendente, cada vez mais, para a solução negociada dos conflitos.

    Contribuir com ideias

    O presidente da UNITA considerou importante o discurso do Presidente José Eduardo dos Santos e o anúncio que fez da promoção de políticas sociais que permitem resolver problemas internos e promover a consolidação da democracia. “É muito importante o que o Presidente disse a este respeito. Espero que todos tenhamos o sentimento de cumprimento daquilo que dissemos. Precisamos de aplicar as boas intenções que temos”, disse.  Isaías Samakuva sublinhou que Angola pode contribuir com ideias na resolução definitiva dos recorrentes conflitos que ocorrem na Região dos Grandes Lagos, uma vez que a segurança e a estabilidade resultam das políticas adoptadas pelos vários países.

    “Os países  da Região dos Grandes Lagos têm de adoptar políticas que permitam o diálogo permanente”, referiu e acentuou que “as  questões étnicas, tribais e económicas exigem  solução urgente”. Angola, com a experiência que tem, disse, dispõe de uma base sólida para contribuir de forma qualitativa na solução dos conflitos dos Grandes Lagos.

    Ajudar a encontrar a paz

    O líder da CASA-CE disse à Rádio Nacional que a pacificação da região dos Grandes Lagos passa pela melhoria das condições de qualidade de vida da população. “´É uma responsabilidade para Angola, mas também para todos os países que fazem parte da Região dos Grandes Lagos, garantir a paz e estabilidade”, afirmou Abel Chivukuvuku. Sobre a Presidência de Angola na Conferência Internacional dos Grandes Lagos, que começou ontem, referiu a importância de se construírem “Estados democratas, inclusivos, onde os cidadãos se sintam participantes, mas também de garantir melhorias das condições de vida”. A melhoria das condições de vida dos cidadãos, declarou, faz com que região seja pacificada e estável. O mais importante, concluiu, é assumir o papel de ajudar esses povos a encontrarem a paz e a harmonia para poderem construir os seus países.

     

    Somos a favor da democracia

    O líder da FNLA lembrou os desafios que a presidência angolana tem pela frente e realçou que o país é a favor da promoção da democracia e do reforço do diálogo permanente. “Consagramos a democracia e o diálogo como forma para resolver todo o tipo de problemas”, disse Lucas Ngonda, que espera pelo cumprimento das decisões para a resolução dos problemas de África. “Sem paz não há desenvolvimento”, lembrou o presidente da FNLA. Os políticos destacam ainda a promoção de políticas sociais à favor da população e elogiaram o facto de o  novo líder da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos ter sublinhado que o papel da presidência angolana “vai ser de coordenação e orientação, de tal maneira que as instituições criadas possam ser accionadas para realizar as tarefas”. (jornaldeangola.sapo.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema