O comandante Provincial da Policia Nacional na Lunda Sul, Comissário Aristófanes vila dos Santos, solicitou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), maior colaboração dos partidos políticos na denúncia dos cidadãos que se dedicam ilegalmente na exploração de diamantes na circunscrição.
Aristófanes dos Santos fez tal solicitação durante um encontro que manteve com os partidos políticos (MPLA; UNITA, PRS e a coligação Casa-Ce), tendo sublinhado que a medida permitirá que a Polícia esteja por dentro da situação, para manter a ordem e a segurança nas áreas de maior registo de garimpo, envolvendo cidadãos estrangeiros e nacionais.
Acrescentou que para a Polícia Nacional desempenhar melhor o seu papel deve contar com o envolvimento de todos os membros da sociedade civil, para que a segurança e ordem seja um facto.
Garantiu que a corporação continuará a trabalhar no sentido de impedir a exploração ilegal de diamantes, madeira e imigração ilegal, tendo apelado aos cidadãos nacionais a abdicarem-se da protecção de estrangeiros, que a todo custo tentam entrar na região para explorarem o diamante. (Angop)