O comando provincial da Polícia Nacional no Kwanza-Norte registou, no primeiro semestre deste ano, 506 crimes de natureza diversa, 481 dos quais foram esclarecidos, refere um relatório da cooperação divulgado no sábado.
O porta-voz do comando provincial, intendente Gaspar José, disse que 272 crimes foram contra a pessoas, 165 contra propriedades, 47 contra a ordem e tranquilidade públicas e 22 contra a economia.
Na sequência destes crimes, afirmou, foram detidas 339 pessoas, com idades os entre 19 e 40 anos, 12 dos quais mulheres.
Entre os crimes registados, 174 foram ofensas corporais, 80 furtos, 21 violações e 23 roubos.
Cazengo foi o município, onde houve maior número de ocorrências, 290, seguindo-se Cambambe, 53, Banga 37, Lucala e Ambaca, 31 em cada um deles, Golungo-Alto, 22, Samba Caju, 16, Bolongongo, 12, Quiculungo, 11 e Ngonguembo, três.
Quanto a homicídios, declarou o porta-voz, houve dez, o dobro dos registados no semestre anterior. Questões passionais e crença em feitiço, disse, são as principais causas dos crimes de homicídio.
Sinistralidade
Quanto à sinistralidade rodoviária, registaram-se, no mesmo período, 162 acidentes, mais 29 do que no primeiro semestre do ano anterior. Entre os acidentes, houve 16 viaturas capotadas, 73 colisões, 40 atropelamentos e 33 despistes, que resultaram na morte de 29 pessoas, ferimentos em 173 e danos materiais avaliados em mais 48 milhões de kwanzas.
Causas dos acidentes
As causas dos acidentes, disse o porta-voz, deveram-se, essencialmente, a excesso de velocidade, avarias mecânicas, condução sob efeito de álcool, indisciplina dos condutores e falta de iluminação pública.
No mesmo período foram aplicadas multas no valor superior a cinco milhões de kwanzas, apreendidos dois veículos e 276 motorizadas e retidas 317 cartas de condução e 443 documentos, entre modelos, livretes, títulos de registo de propriedade e verbetes. A Polícia de Trânsito deteve sete pessoas por condução ilegal.No âmbito do processo de desarmamento, a Polícia recolheu 38 armas de diversos calibres, sendo 18 do tipo AKM, 13 caçadeiras de fabrico artesanal, três pistolas, duas G-3, uma carabina e uma FN1. A Polícia Nacional recolheu também 30 munições de AKM, cinco projécteis de morteiro 82mm, duas granadas F-1 e 18 carregadores de AKM.
No domínio da actividade económica, a Polícia Nacional afirma que foram verificadas, igualmente no primeiro semestre, 316 infracções, como resultado de 279 acções de fiscalização a estabelecimentos comerciais nos municípios de Cazengo, Cambambe, Samba Cajú, Ambaca e do Golungo Alto.
Fonte: Jornal de Angola