Terça-feira, Abril 16, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Polícia moçambicana diz que atacantes de Cabo Delgado não têm rosto

    VOA | Alfredo Júnior

    As forças de Defesa e Segurança de Moçambique dizem que ainda não têm pista dos mandantes dos ataques, que ocorrem na província de Cabo Delgado.

    O último ataque reportado matou, pelo menos, 11 pessoas, a 26 de Junho, em Quionga, Palma.

    O mesmo foi confirmado pelo Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, que reuniu, no dia 30 de Junho, em Mtwara, com o seu homólogo tanzaniano, Simon Siro.

    “Neste momento eles não apresentam a cara e os que são encontrados também têm muita dúvida de precisão de informações que nos pudessem conduzir a encontrar os mandantes ou aqueles que são dirigentes dos malfeitores”, disse Rafael.

    Neste ataque, os insurgentes usaram uma nova táctica. Trajavam fardamento militar e fazima-se passar de elementos das Forças de Defesa e Segurança do país, relatam sobreviventes ao ataque.

    “Estavam vestidos com fardamento da tropa, mandaram-nos sentar alegando que o comandante queria falar connosco e de seguida começaram a disparar”, disse um dos sobreviventes no Hospital Regional de Mtwara, na Tanzânia.

    Para o analista José Machicane está nova forma de actuar adensa a preocupação.

    “O uniforme terá sido usurpado numa unidade das Forças Armadas de Moçambique ou então terá sido encomendado algures (…) situações que revela algum grau de organização e consertação” diz Machicane.

    Reporta-se que um dos capturados nesse ataque pertence ao grupo que recentemente foi restituído a liberdade pelo Tribunal de Pemba por insuficiência de provas.

    Nos distritos alvos de ataques, além das ricas florestas com madeira, filões de rubis e ouro, existem reservas de gás natural que serão exploradas pelas maiores petrolíferas do mundo.

    “Nós estamos prontos para garantir o processo de início de exploração de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma”, assegura Rafael.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois da Secretária do Tesouro dos EUA, Chanceler Alemão chega à China com a missão de reduzir as tensões económicas

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, levará uma mensagem delicada à China esta semana: Pequim ainda não agiu de acordo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema