Ondjiva – Duzentos e 66 infracções aduaneiras foram registadas de Janeiro até primeira semana de Junho pela unidade da Polícia Fiscal na província do Cunene, mais sete em relação ao período anterior, anunciou domingo o comandante da polícia, superintendente António Bento.
O responsável, que discursava durante o acto comemorativo da criação do órgão, disse que das infracções registadas 229 são por presumível contrabando privilegiado, 26 transgressões cambiais, três transgressões fiscais, um contrabando de importação e um crime por transgressão fiscal.
Segundo informou, a polícia apreendeu no período em referência somas monetárias em várias moedas, tais como 772 mil e 570 dólares norte-americanos, 153 mil e 520 kwanzas, 170 mil e 10 dólares namibianos e 198 mil e 400 rands sul-africanos, encaminhados ao Banco Nacional de Angola para devido tratamento.
António Bento reconheceu a cooperação existente entre a delegação Aduaneira da Alfândega e outros órgãos que actuam na fiscalização da fronteira sobretudo da Polícia de Fronteira no combate à evasão e fraude fiscal.
A Polícia Fiscal, órgão operativo do Comando Geral da Polícia Nacional, foi criada a 12 de Junho de 1996, cabendo-lhe a missão da prevenir, investigar, descobrir as infracções fiscais e aduaneiras.
Fonte:angop