Sexta-feira, Abril 19, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Polícia divulga balanço de asseguramento da quadra festiva

    Mil e quinhentos e trinta e cinco crimes de natureza diversa foram notificados pela Polícia Nacional no período de 10 de Dezembro de 2011 a 06 de Janeiro deste ano (referente a quadra festiva), em todo o território nacional, tendo sido detidos mil e 487 elementos.

    Um relatótio de balanço a que a Angop teve hoje acesso, indica que a referida cifra representa mais 140 delitos em relação a igual período anterior, sendo que destes foram esclarecidos 1.118 (mais 48), representando uma operatividade de 73 porcento.

    Os crimes que mais preocuparam a corporação foram as ofensas corporais com 142 casos (mais 18 em relação a igual período anterior), seguindo-se das violações com 19 (mais 12), furtos 75 (mais 31), roubos 21 (menos 5), crimes económicos 15 ( menos 13) e homídios voluntários com sete casos, menos 4 em relação a igual período anterior.

    Quanto aos crimes praticados com armas de fogo, a capital do país liderou as estatísticas, com 18 casos, seguindo-se das províncias de Benguela, Kuando Kubango, Lunda Norte e Moxico, com dois e um caso cada, respectivamente.

    Neste período, segundo o informe, as províncias que registaram aumentos nos índiçes criminais foram as da Lunda Norte, Benguela, Huíla, Lunda Sul, Huambo e Cabinda com 18, 15, 14, oito e sete casos, respectivamente.

    A Polícia Nacional assegurou ainda a 56ª edição da corrida São Silvestre, tendo sido empregue um total de 2.252 efectivos, bem como os locais de lançamento de fogo-de-artifício, festas de bailes e locais de realização de actividades religiosas.

    Relativamente às actividades de enfrentamento, a corporação realizou seis micro-operações, tendo sido detidos 456 elementos por prática de diversos crimes e, ao mesmo tempo, foram desmantelados 13 grupos de marginais.

    Na actividade de enfrentamento foram apreendidas 25 armas de fogo, sendo 17 AKM, uma Mini-Uzi e sete pistolas, um carregador com 30 munições, oito viaturas, 44 motorizadas, um colete anti-bala e seis botijas de gás butano.

    As forças da ordem apreenderam ainda 5,506 quilogramas de estupefaciente (liamba) e dois gramas de cocaina, duas motobombas, 15 pás, quatro baldes e seis redes.

    Das actividades económicas destaque ainda para 79 visitas de fiscalização, tendo sido detectadas 93 infrações, sendo 81 contravencionais e 12 criminais.

    Nesta operação, a corporação deteve 12 elementos, sendo nove por especulação, 01 por desobediência, 01 por peculato e o outro por contrafação discográfica.

    Quanto às chamadas de emergência, o terminal 113 registou 21.498 chamadas telefónicas, sendo 1.306 solicitações de intervenção, quatro denúncas, 80 informações de utilidade pública, 30 ofensas à autoridade policial e 14.811 sem interesse policial.

    Das solicitações de intervenção, refere o informe, 50 porcento reportaram situações ocorridas de facto, que permitiram alcançar uma operatividade na ordem de 80 por cento, “embora uma parte significativa das ocorrências tenha sido resolvida entre as partes”.

    Já o terminal 115 registou 332 chamadas, das quais 41 de interesse operacional, sendo que 21 destas foram reencaminhadas para os terminais telefónicos provinciais.

    Foram, no total, empregues 82.847 efectivos, 1.877 viaturas, 344 motos, 22 lanchas, seis helicópteros que realizaram 24 voos operativos, 20 solípedes e 14 canídeos.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema