Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Polícia chinesa reprime protesto e mata tibetano

    Policiais chineses abriram fogo hoje (23 de janeiro de 2011) contra um protesto em uma região tibetana do país e mataram um manifestante, além de terem ferido dezenas. As informações são da ONG Free Tibet.

    O tiroteio, o mais grave desde 2008, aconteceu na província de Sichuan, no sudoeste da China. “De acordo com testemunhas, um tibetano chamado Yonten, de 49 anos, foi morto a tiros”, afirmou a ONG. Cerca de 30 outros habitantes teriam sido feridos no tumulto e um deles está em estado grave.

    “Os manifestantes estão com medo de levar os feridos para o hospital, pois temem serem presos”, declarou a diretora da Free Tibet, Stephanie Brigden. Segundo ela, os manifestantes estão reunidos nas proximidades do monastério de Draggo. O protesto era uma resposta à prisão de tibetanos que distribuíam materiais de propaganda onde se lia “o Tibet precisa ser livre”, e afirmavam que adeptos da causa estavam prestes a atear fogo no próprio corpo em protesto à repressão chinesa.

    O governo tibetano no exílio, em Dharamsala, na Índia, confirmou a morte do homem e disse que a polícia começou a atirar ao esmo. Outras cinco mortes podem ter ocorrido, mas ainda não foram confirmadas, segundo os tibetanos exilados.

    As autoridades chinesas não comentaram o caso. Em menos de um ano, 15 tibetanos se suicidaram ou tentaram se matar em protesto contra a repressão à liberdade de culto nas regiões tibetanas da China.

     

    Fonte: RFI

    Foto: http://www.freetibet.org

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema