A pista do aeroporto internacional de Viracopos, no interior de São Paulo, foi aberta no fim da tarde de hoje para aterragens e descolagens, após quase dois dias bloqueada por um avião de carga avariado.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o primeiro voo ocorreu às 18:10 horas de hoje (22:00 horas de Lisboa), após o avião ser removido e a pista passar por limpeza e avaliação.
O incidente com o avião cargueiro ocorreu por volta das 20:00 horas (meia-noite em Lisoa) de sábado, quando o trem de aterragem da aeronave teve problemas técnicos durante a aterragem, provocando rebentamento de pneus.
A remoção do avião da pista foi tentada durante a noite de domingo, mas sem sucesso, pois o peso do cargueiro sobrecarregou a estrutura levada para movê-lo. As ranhuras superficiais deixadas pela aeronave na pista foram reparadas no fim-de-semana, segundo a Infraero.
Até o meio-dia (16:00 horas em Lisboa) de hoje, 416 voos, entre partidas e aterragens, haviam sido cancelados, segundo a empresa de infraestrutura aeroportuária.
O aeroporto, um dos três cedidos pelo Governo à iniciativa privada em regime de concessão em fevereiro, fica na cidade de Campinas, a 93 quilômetros da capital do Estado.
A companhia portuguesa TAP opera três voos semanais em Viracopos, às terças, quintas-feiras e aos sábados, e, através da assessoria de imprensa, informou não ter sido afetada.
FONTE: IONLINE