O guitarrista e intérprete Pirica Duia regressou esta semana, definitivamente, à Banda Maravilha, depois de estar ausente durante mais de um ano, por razões pessoais.
O guitarrista, que esteve a colaborar com a banda Os Kimbambas do Ritmo e a acompanhar alguns artistas nacionais em actuações no país e no estrangeiro, reintegrou os “Embaixadores do Semba” durante o projecto “Quintal do Semba”, realizado todas as segundas-feiras, na União dos Escritores Angolanos (UEA), onde a banda é o grupo residente.
Neste concerto, a Banda Maravilha tocou sucessos do seu repertório, do cancioneiro e acompanhou os músicos Tony Jackson, Presilha Caley, Livongh, Victor Hugo e Jay Lorenzo.
Moreira Filho, porta-voz do agrupamento, informou que Pirica Duia já está a ensaiar no “quartel-general” do grupo e que o seu regresso definitivo torna a banda mais forte e fiel às sonoridades que os admiradores estão acostumados a acompanhar. “Pirica tem influência como qualquer outro elemento da banda e a ausência dele nas nossas performances sempre foi notada, porque com ele o grupo era mais sólido. Nós estruturámos a banda de uma forma na qual que ele se encaixa bem, por isso achámos por bem reintegrá-lo definitivamente”, destacou.
Feliz pelo regresso, Pirica Duia disse que a Banda Maravilha é um grupo com a carreira consolidada no mosaico artístico angolano, que tem o respeito dos amantes da música. “Atendi à chamada dos meus colegas, porque unidos fazemos a diferença”, explicou.
António Idalino Garcia Adolfo, Pirica, nasceu em 1976, em Luanda. Filho de Eduardo Garcia Adolfo (Duia), considerado por muitos “o pai da guitarra angolana”, integrou a Banda Maravilha, em 2003, substituindo Carlos Venâncio.
Guitarrista versátil e visionário, Pirica, enquanto produtor e sensível aos arranjos, passou a ser um instrumentista muito solicitado pela velha e nova geração de cantores, com destaque para Elias dya Kimuezu, Lulas da Paixão, Yuri da Cunha, Maya Cool, Caló Pascoal, Chico Viegas, DJ Mania, Dias Rodrigues, Kalibrados e Esquadrão 8. Actualmente, é um dos instrumentistas de eleição de Paulo Flores, nas digressões que realiza no país e no estrangeiro.
A Banda Maravilha é integrada por Moreira Filho (baixo e vocal), Marito Furtado (bateria), Chico Santos (percussão e vocal), Miqueias Ramiro (teclas), Pirica Duia (violão e vocal) e Izaú Baptista (guitarra).