Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    Pinturas inspiradas na Disneylândia reunidas na exposição “Por um dia”

    A pintora Ana Suzana David “Kiana” inaugura amanhã, às 17h30, na sede da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), uma exposição individual de pintura intitulada “Por um Dia”, com quadros inspirados nas personagens de Walt Disney e que dão vida ao parque temático Disneylândia.
    A mostra, que homenageia as crianças, vai ficar aberta ao público até ao dia 31 e tem como protagonistas o Rato Mickey, Pato Donald, Lilo e Stich, e a Bela e o Monstro.
    Além dos heróis do universo Disney, Kiana apresenta em tela imagens do filme “Kiriku e a Feiticeira”, de autoria do francês Michel Ocelot, baseado numa lenda da África Ocidental (Mali-Senegal), que conta a aventura de um menino inteligente e portador de dons especiais, que tem a missão de salvar a sua aldeia da temível feiticeira Karaba.
    Segundo o historiador e crítico de arte Felipe Vidal, além da criatividade, a pintora denota uma preocupação pedagógica, histórica e antropológica, ao africanizar algumas personagens do imaginário europeu, Disneylândia muito populares entre as crianças através da televisão.
    Ao fazer este exercício, considera o historiador no catálogo da exposição, com a deslocação, através de uma transposição dos arquétipos imaginados “euro-ocidentais para valores mais africanos, Kiana não quer exibir um capricho mórbido ético-social, mas sim assumir de forma clara, consciente e responsável, um compromisso ético-histórico-moral com as nossas raízes, a antever os grandes desafios da globalização e com ele o processo da dinâmica cultural acelerada”.  Numa abordagem mais astrológica, Felipe Vidal salienta que a exposição também faz uma passagem pelo signo de Caranguejo, a sua Casa das Posses, da fortuna, a Casa IV, a da Infância, onde se desenvolve a nossa educação, a expressão mercuriana matizada pela maternidade da Lua, a Mãe que educa os filhos pela via da inteligência emocional.
    Ana Suzana David “Kiana” tem participado em várias exposições colectivas em Angola e no estrangeiro e recebeu os prémios: “Melhor Maqueta de Carnaval”, 2002, “Sona” desenho na areia, 2005, “Segundo Grande Prémio de Escultura Ensa Arte”, “Grande prémio Ensa Arte”, 2008.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema