Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Pinda Simão reitera desenvolvimento das modalidades desportivas nas escolas

    Luanda – O ministro da Educação, Pinda Simão, reiterou hoje, sexta-feira, em Luanda, que esforços continuam a ser envidados para o desenvolvimento das diversas modalidades desportivas nas instituições de ensino.

    Pinda Simão, que falava momentos depois da assinatura do protocolo sobre a institucionalização dos jogos nacionais femininos, entre o seu sector e a Associação Angolana da Mulher e Desporto (AMUD), admitiu a necessidade da implementação desta actividade, uma vez que o sector congrega milhares e milhares de estudantes jovens que precisam demonstrar as suas habilidades nesta vertente.

    Com base nas palavras proferidas várias vezes pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos e o Vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o ministro da educação reforçou que o seu sector vai ser “ o viveiro que deverá fornecer e preparar atletas para representar o país nas diferentes competições e modalidades a nível internacional”.

    Assim, no quadro do protocolo assinado, Pinda Simão disse que o sector estará disponível para apoiar tecnicamente e partilhar recursos financeiros que estão a disposição do sector, para dinamizar iniciativas de género.

    “O Ministério está disponível no limite das suas possibilidades apoiar o desenvolvimento desportivo no seio das mulheres e raparigas espalhadas em diferentes instituições de ensino a nível de todo o país”, garantiu Pinda Simão.

    Para sí, o protocolo assinado vai permitir o desenvolvimento do desporto no seio do sexo feminino quer na zona norte, centro, sul e leste do país.

    Felicitando a iniciativa da Associação Angolana da Mulher e Desporto (AMUD) pela sua iniciativa em lançar os “Zonais Polidesportivo Feminino”, cuja primeira fase arranca no dia 15 do mês em curso, na província do Uíge, desafiou este agremiação a promover a mesma actividade nas mais diversas regiões do país.

    “Iniciamos o nosso protocolo com o lançamento da primeira Zonal Norte Polidesportiva, que vai congregar cinco províncias, uma experiência que vai dar força à expansão desta actividade para outras zonas de Angola”, disse.

    Confiante, acredita que em conjunto com os sectores da Educação, Juventude e Desporto e Família e Promoção da Mulher, é possível que esta iniciativa seja uma realidade efectiva.

    Pinda Simão, felicitou de igual modo a BP Exploration Angola, pela entrega dos equipamentos e material diversos para o lançamento da primeira Zonal Desportiva na província do Uíge.

    Por seu turno, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, que também testemunhou a assinatura do protocolo, louvou a iniciativa, que vai permitir estreitar as relações entre as raparigas das mais províncias que vão participar deste evento.

    “ É um orgulho apoiar este projecto porque as mulheres são sempre as que menos apoios recebem para a implementação de iniciativas de género”, concluiu a governante.

    Na Zonal Norte Polidesportivo, estarão representados, até dia 23 próximo, cinco províncias do país, nomeadamente Cabinda, Kwanza Norte, Zaire, Malange, além da cidade anfitriã, com a participação de raparigas dos 16 aos 18 anos.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema