Terça-feira, Abril 16, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    PGR almeja criação de Tribunais de Execução de Penas para fiscalização de condições carcerárias

    A Procuradoria Geral da República almeja que a curto e médio prazos, sejam criados Tribunais de Execução de Penas, com vista a monitorização e fiscalização das condições carcerárias dos reclusos e o cumprimento das penas, para o reforço dos Direitos Humanos em Angola.

    João Maria Moreira de Sousa - Procurador Geral da República (Foto: Francisco Miúdo)
    João Maria Moreira de Sousa – Procurador Geral da República (Foto: Francisco Miúdo)

    A afirmação é do procurador-geral da República, João Maria de Sousa, que discursava nesta segunda-feira, na abertura de um seminário sobre promoção e protecção dos Direitos Humanos para os órgãos da Polícia Nacional (PN), promovido pela PGR em parceria com o PNUD e que vai decorrer até ao dia 26 do corrente mês.

    Segundo disse, a criação de Tribunais de Execução de Penas vai permirir que se criem estratégias integradas para o estabelecimento e o reforço da protecção dos direitos humanos no país, daí que, a PGR tem promovido seminários sobre protecção dos direitos humanos, para que seja uma realidade a criação destes tribunais.

    Por outro lado, frisou que o Estado angolano incorporou no seu ordenamento jurídico interno, mediante ratificação, aos principais instrumentos jurídicos internacionais e garantia e protecção dos direitos humanos, participando activamente nos foros internacionais sobre a matéria.

    “No entanto, mais deve ser feito, para que passemos do plano meramente legislativo, para a concretização dos direitos humanos que afinal são os meus, os vossos e os nossos direitos que nos tornam iguais na nossa humanidade”, sublinhou.

    Constituem objectivos do seminário, transmitir e partilhar informações práticas sobre os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais, assim como direitos difusos e colectivos consagrados na Constituição da República de Angola.

    Visa de igual modo a difusão de informações e conhecimentos práticos sobre todos os instrumentos internacionais ratificados pelo Estado angolano, no âmbito dos direitos humanos, bem como reflectir sobre os princípios e regras para a protecção de todas as pessoas sujeitas à qualquer forma de detenção ou prisão. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois da Secretária do Tesouro dos EUA, Chanceler Alemão chega à China com a missão de reduzir as tensões económicas

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, levará uma mensagem delicada à China esta semana: Pequim ainda não agiu de acordo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema