Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Petróleo estabiliza perto do máximo deste ano enquanto a Opep+ mantém cortes na produção

    O petróleo se estabilizou perto do nível mais alto este ano depois que a OPEP+ estendeu os cortes de produção até o final do próximo trimestre.

    Os futuros do Brent foram negociados perto de US$ 84 por barril, após subirem 2% na sessão anterior. O índice de referência dos EUA, West Texas Intermediate, estava perto de US$ 80, tendo ultrapassado o nível psicológico na sexta-feira pela primeira vez desde novembro.

    A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados prolongaram a redução de cerca de 2 milhões de barris por dia até ao final de Junho.

    Os comerciantes e analistas esperavam amplamente a medida da OPEP+, considerando-a necessária para compensar uma calmaria sazonal na procura e o aumento da produção de outros produtores. Os últimos cortes serão “devolvidos gradualmente, sujeitos às condições do mercado”, afirmou o Secretariado da OPEP num comunicado .

    O petróleo bruto tem registado uma subida lenta, mas constante este ano, uma vez que o aumento dos intervalos de tempo sinalizou condições físicas mais rigorosas e os ataques a navios no Mar Vermelho aumentaram os custos de transporte.

    Ainda assim, as expectativas adiadas de quando a Reserva Federal começará a reduzir as taxas de juro, a forte produção fora da OPEP+ e as perspetivas instáveis para a procura chinesa limitarão os ganhos, e poderão até revertê-los.

    No Médio Oriente, o progresso no sentido de uma pausa nos combates em Gaza continua estagnado , mesmo quando o Hamas enviou uma delegação ao Cairo para conversações. A mídia israelense disse que o grupo militante se recusou a fornecer informações sobre os reféns que fez durante o ataque de 7 de outubro e que as discussões estavam fracassando.

    A recuperação do petróleo este ano eliminou do mercado as posições curtas dos fundos de hedge. As apostas curtas combinadas dos gestores de recursos contra o Brent e o WTI estão no nível mais baixo desde outubro, mostram dados da ICE Futures Europe e da Commodity Futures Trading Commission dos EUA.

    Os investidores também olharão para a China esta semana, com o governo pronto para anunciar a sua meta de crescimento para 2024 e delinear a sua estratégia para apoiar a desaceleração da economia no Congresso Nacional do Povo, que começa amanhã, terça-feira.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema