O seleccionador nacional sénior feminino da Espanha, Jorge Duenas, chega a Luanda na próxima segunda-feira, às 7h00, onde vai orientar de 10 a 13 deste mês um “clinic” sobre a “Progressão Táctica Ofensiva e Defensiva”, numa organização do Petro de Luanda.
O director para o andebol do Petro, Hermenegildo Jasse, disse que antes da acção de formação o técnico espanhol vai manter um encontro com os técnicos e a equipa do Petro, no intuito de estar por dentro daquilo que é a realidade do clube. “Pretendemos deste modo actualizar os conhecimentos dos treinadores angolanos, no âmbito do programa de formação contínua que a direcção do clube persegue.
Neste momento, temos inscritas 20 pessoas entre treinadores de selecções, dirigentes desportivos e técnicos de outras províncias”, disse. Jorge Duenas vai fazer uma abordagem sobre o jogo ofensivo da selecção espanhola e lançar as bases dos sistemas defensivos 5:1 e 3:3.
O estudo da realidade actual da modalidade no país, apresentação de ideias e melhorias constam também do programa.
A cerimónia de abertura do “clinic” é às 8h00 no Instituto Superior de Tecnologias e Ciências (ISPETEC), no Talatona, ao passo que às 14h30 Jorge Duenas inicia os trabalhos. As inscrições continuam abertas até ao dia 10.
Também são prelectores no “clinic”, Artur Barros, Mestre em Ciências do treino desportivo, que vai fazer uma abordagem sobre teoria e metodologia. Filomena Pestana, especialista em Psicologia aplicada ao desporto, tem a responsabilidade de dissertar sobre a relação entre treinador e atletas.
A acção formativa está aberta a todos os treinadores angolanos e o preço de inscrição é de 25 mil kwanzas.