
O Petro de Luanda pode alcançar, esta tarde, a liderança do Girabola’2011, caso saia vencedor do jogo de destaque da 25ª jornada frente ao Recreativo do Libolo, actual comandante da tabela de classificação, numa tarde que inclui ainda as partidas Académica do Lobito-1º de Agosto e Kabuscorp-Benfica.
O Estádio Nacional 11 de Novembro pode voltar a registar casa cheia, para testemunhar o embate entre o Petro de Luanda, terceiro classificado, 42 pontos, e o Recreativo do Libolo, primeiro, com mais dois. Os números que separam os contendores indiciam uma partida equilibrada, com os tricolores, crónicos candidatos ao título, a assumirem o favoritismo, já que actuam no seu reduto apoiados pela numerosa falange de apoio.
Os tricolores, motivados pelo triunfo sobre os arqui-rivais, só pensam na vitória, resultado que os lança na liderança da competição, rumo à recuperação do título perdido o ano passado para o Interclube.
Mas, Zeca Amaral e pupilos também não querem largar a primeira posição, pelo que vão lutar para contrariar o favoritismo dos anfitriões. A formação da vila de Calulo persegue o seu primeiro título e vai, a todo o custo, tentar manter o estatuto de líder. A tarefa afigura-se gigantesca, mas a sequência de resultados positivos dão confiança aos calulenses.
Kabuscorp e Benfica medem forças num derby luandense, onde a formação do Palanca é tida como favorita, pela trajectória na competição. Mas, os jogos entre formações da capital são geralmente de desfecho imprevisível. Aliás, a equipa da águia está aflita e ainda acredita na manutenção. Para que tal aconteça é preciso vencer os jogos. A tarefa dos encarnados torna-se complicada por defrontar um conjunto que aspira ao título e pretende vencer, para se manter na luta. No estádio de Ombaka, a Académica, já a pensar na Segundona, recebe a visita do 1º de Agosto para cumprir calendário, numa partida em que os militares são indubitavelmente favoritos. Porém, os forasteiros têm de se precaver para evitar dissabores.
Ontem, na abertura da jornada o Sagrada Esperança derrotou o ASA, por 2-1, num jogo “estragado” pela chuva. O FC de Cabinda recebeu e empatou com o Bravos do Maquis, por 1-1, o mesmo resultado do Progresso-1º de Maio, enquanto o Santos FC foi surpreendido pela Académica do Soyo, nos Coqueiros, por 5-3.
Amândio Clemente
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Nuno Flash