Pesquisadores japoneses anunciaram que conseguiram criar óvulos úteis em laboratório a partir de células-tronco. Mesmo que ainda não tenha sido testada em humanos, a descoberta poderia dar esperanças a milhões de mulheres com problemas de infertilidade.
A técnica poderia ajudar a criar óvulos funcionais em mulheres que não podem produzi-los. A equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto modificou geneticamente células-troco de ratos para criar novas células muito semelhantes as que servem de base para os espermatozóides, nos homens, e os óvulos, nas mulheres.
Posteriormente estas células foram implantadas em uma rata que produziu óvulos. Os gametas foram inseminados in vitro e posteriormente reimplantados em outro animal que teve dois filhotes saudáveis e aptos a se reproduzir.
No artigo sobre o trabalho de sua equipe, publicado na revista científica americana Science na quinta-feira, o professor Michinori Saito afirmou que os resultados obtidos constituíam um progresso importante no combate à infertilidade. O cientista, no entanto, afirmou que ainda são necessárias muitas pesquisas para encontrar um remédio milagroso para a infertilidade humana.
“O resultado de nossas experiências vai ajudar a entender o mecanismo de produção de óvulos e contribuir a esclarecer as causas da infertilidade”, declarou Saito à imprensa.
A universidade de Kyoto também desenvolveu pesquisas com células-tronco que resultaram na produção de células da pele, do coração e neuronais, em 2006, e no ano passado, criaram espermatozóides a partir deste tipo de células.
Fonte: RFI