Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Pesca ilegal expõe fragilidades da costa marítima angolana

    Em Angola, a fraca fiscalização da Marinha de Guerra na costa marítima coloca em risco os recursos marinhos, admite Altino Carlos José Santos, Chefe de Estado-Mario das Forças Armadas. Este responsável quer um cerco apertado das actividades ilegais nas águas do país, sobretudo as das pescas não declaradas.

    O chefe de estado-maior das FAA, diz estar preocupado com a pesca ilegal e pede um maior empenho na luta por parte da Marinha de Guerra, para travar a prática que, a seu ver, já constitui uma ameaça para a economia do país.

    Altino Carlos José Santos, que se expressou na abertura das jornadas alusivas à problemática, reconhece que existem muitas actividades ilegais no mar angolano, com destaque para a pesca não declarada.

    “A pesca, actividade humana quase tão antiga quanto a humanidade pela importância que desempenha na alimentação humana e fonte incontornável da proteína animal, é um grande desafio para nosso país, pois que, sem uma fiscalização permanente, poderemos vir a sentir escassez deste tão precioso produto e menos ingresso para a nossa economia. A pesca ilegal não declarada e não regulamentada constitui uma séria ameaça para a nossa soberania económica e para a população, pelo que deve ser uma preocupação”, avisou Altino Carlos José Santos.

    Para reforçar a vigilância no mar angolano, o oficial superior das FAA garante mais meios à Marinha de Guerra Angolana, anunciando a conclusão e ampliação, dentro de dias, da Base Naval do Soyo, município da província do Zaire, no norte de Angola.

    “A Marinha, para além de novos navios já na sua composição e uns que paulatinamente chegarão ao país, vai assinalar a 10 de Julho a conclusão de uma parte significativa das obras de ampliação e modernização da Base Naval do Soyo, a maior das infra-estruturas que a Marinha conhece desde a independência”, anunciou o chefe das FAA.

    Fundada a 10 de Julho de 1976, a Marinha de Guerra Angolana é o ramo naval das Forças Armadas Angolanas, que tem a missão de proteger os 1.600 quilómetros da faixa costeira de Angola.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema