Como evitar que os contribuintes paguem os resgates dos bancos que fizeram investimentos de alto risco? Separar a banca de retalho da banca de investimento é a principal de cinco propostas de um grupo de peritos, que entregou o relatório final à Comissão Europeia, esta terça-feira, em Bruxelas.
“Os depósitos e as garantias a eles associados deixaram de estar diretamente ligados às actividades de investimento de alto risco. O modelo bancário universal há muito estabelecido na Europa permaneceria, contudo, intocado já que os dois tipos de actividade poderão ser levados a cabo pelo mesmo grupo bancário”, disse o presidente do grupo de trabalho, Erkki Liikanen, governador do Banco Central da Finlândia.
O comissário Michel Barnier, responsável pela regulação bancária, disse que o estudo será analisado no âmbito das novas medidas para criar uma união bancária na zona euro.
Uma das mais importantes é que o Banco Central Europeu faça a supervisão única dos bancos que deverão, também, ter maiores almofadas de capital para enfrentarem o risco de bancarrota.
Fonte: EURONEWS