Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Paz representa renascer de Angola, afirma Durão Barroso

    O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou hoje, sexta-feira, que os dez últimos anos representam o renascer de Angola, após um conflito que dividia o país e impedia os angolanos de viver em paz e em segurança.

    “A conquista da paz foi daquele momento em que se adivinhava (…), deixando para trás 27 anos de sofrimento da nação angolana. A esperança que nasceu pela primeira vez em Bicesse, em 1991, concretizou-se finalmente em Luena, 21 anos depois”, afirmou.

    Ao proferir uma palestra sobre o tema “Europa e Angola em 2012: um novo caminho conjunto”, Durão Barroso afirmou que a pacificação foi também um momento de celebração pessoal por sempre ter acreditado que seria possível sim, salvaguardando a integridade territorial da nação, ao contrário dos que defendiam a divisão do país.

    Sublinhou que tem acompanhado com satisfação o ritmo das transformações no país e o vasto e notável esforço de reconciliação e reconstrução.

    “Angola apresenta hoje um impressionante desempenho económico e a sua situação financeira melhorou consideravelmente com os indicadores económicos a apresentarem valores muito positivos”, realçou.

    Falou de um crescimento na casa dos dois dígitos, atingindo 20% entre 2005 e 2007, uma taxa de inflação que ronda os 10 % este ano, contra os 100 % em 2002 e uma redução significativa do endividamento de 73% do PIB em 2003 para 25% no ano passado.

    Referiu que Angola afirmou-se também internacionalmente ao assumir a presidência da SADC, CPLP e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, acolheu o campeonato africano das nações em futebol em 2010 e a eleição de Leila Lopes como miss universo.

    No entanto, refere o presidente da Comissão Europeia, a principal conquista é imaterial e foi atingida com a progressiva reconciliação nacional e a consolidação da paz e considerou como dois importantes marcos políticos o consenso nacional permitiu que as eleições legislativas de 2008 decorressem de forma pacífica e a adopção em 2010 da Constituição.

    Para ele, “uma década é um período importante na vida de um homem, mas curto na vida de um país, sobretudo que tenha renascido da guerra”.

    Diz que Angola tem de assegurar a durabilidade e a sustentabilidade do actual desempenho económico e consolidar a democracia, fazendo, simultaneamente, face a consideráveis desafios sociais.

    Apela a uma participação massiva de candidatos e de eleitores nas eleições prevista para este ano e que decorram de forma livre e ordeira.

    Durão Barroso aferiu que a estabilidade política e democrática não depende apenas do bom desenrolar de eleições, mas também da sorte reservada aos mais vulneráveis. Depende da coesão social que passa pela luta inclusão social e pela luta contra a pobreza.

    Disse haver ainda grandes desafios em Angola para reduzir a população vivendo abaixo do limiar da pobreza, a elevada taxa de mortalidade infantil, apesar dos investimentos que quase triplicaram desde 2002, bem como uma taxa de escolaridade ainda insuficiente.

    “É essencial que os dividendos da paz se estendam agora para o domínio social de forma a continuar a construir uma sociedade mais inclusiva”, rematou o presidente da Comissão Europeia.

    Vários membros do Governo angolano, entre os quais os ministros do Planeamento, Ana Dias Lourenço, da Educação, Pinda Simão, e da Cultura, Rosa Cruz e Silva, assistiram a prelecção.

    Funcionários da União Europeia, decanos, professores e alunos universitários estiveram também na palestra que decorreu no Campus da Universidade Agostinho Neto.

    FONTE: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema