Quarta-feira, Maio 29, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Parlamento reajusta agenda da plenária do dia 27

    A agenda da reunião plenária extraordinária do próximo dia 27 foi reajustada esta sexta-feira, com a inclusão dos Projectos de Lei do Registo Eleitoral Oficioso e sobre a Orgânica das Eleições Gerais.

    A decisão deste reajuste ocorreu hoje, à última hora, na conferência extraordinária de líderes parlamentares, orientada pelo presidente deste órgão de soberania, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    Com a inclusão desses dois Projectos de Lei, de iniciativa legislativa do grupo parlamentar da UNITA, a agenda da reunião plenária extraordinária, do dia 27 de Julho, passa a ter 12 pontos para a discussão.

    Os documentos agendados vão à discussão em simultâneo, na generalidade, com o Projecto e Proposta de Lei, de iniciativa legislativa do grupo parlamentar do MPLA e do Executivo, respectivamente, que versam sobre a mesma temática.

    O Projecto de Lei de Alteração à Lei Orgânica das Eleições Gerais, de iniciativa legislativa do grupo Parlamentar do MPLA, e a Proposta de Lei de Alteração ao Registo Eleitoral Oficioso tinham sido agendadas primeiro para a reunião plenária extraordinária do dia 27.

    O Grupo Parlamentar da UNITA decidiu, a última hora, dar entrada na “casa das leis” de dois projectos com a mesma temática para discussão e votação, na generalidade.

    A propósito, o líder do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, ressaltou o facto de o Presidente da República e o grupo parlamentar do MPLA terem concordado com o agendamento dos projectos de lei dessa formação política.

    “Quando as partes se disponibilizam a dialogar, de forma aberta, penso que os angolanos podem ter confiança de que o resultado desta discussão, por todos os actores políticos, no hemiciclo, reflicta o interesse comum”, assinalou.

    Augurou que o “casamento” dos projectos com a mesma temática possa ser feito em sede do debate na especialidade.

    “O compromisso que existe, a partida, é trabalharmos para que possamos produzir, no debate na especialidade, dois documentos comuns, designadamente um sobre a matéria do registo eleitoral oficioso e outro sobre a lei orgânica das eleições gerais”, observou.

    Já o vice-presidente do grupo parlamentar do MPLA, Manuel da Cruz Neto, disse que a reunião extraordinária da conferência de líderes visou, essencialmente, ajustar a agenda da reunião plenária extraordinária do dia 27 deste mês, que já tinha sido aprovada.

    Segundo o deputado, o regimento parlamentar permite que, a princípio, podem ser admitidas todas as propostas para a discussão e votação na generalidade, para posteriormente os documentos serem harmonizados na especialidade.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A China está de volta à África desta vez com mais investimentos e menos empréstimos

    O principal programa de cooperação económica da China está a ser relançado após uma pausa durante a pandemia global,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema