Terça-feira, Abril 23, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Parlamentares desertores deixam Macron sem maioria no Parlamento francês

    Desertores do partido governista de Emmanuel Macron anunciaram a criação de um novo grupo na câmara baixa do Parlamento da França nesta terça-feira, deixando o presidente sem uma maioria absoluta e aumentando a pressão por mais políticas de esquerda.

    Sete parlamentares estão rompendo com a República em Marcha (LREM) de Macron para se juntar ao novo grupo “Ecologia, Democracia, Solidariedade”, que terá 17 membros do Legislativo em suas fileiras.

    Isso significa que agora o partido de Macron só conta com 288 parlamentares, um aquém de uma maioria absoluta e bem menos do que os 314 que o presidente tinha ao reformular a paisagem política em 2017.

    Mas 17 parlamentares são menos do que os 58 que reportagens insinuavam no início deste mês, o que indica que os líderes do partido conseguiram conter a sangria.

    “A pressão do Executivo, do partido e do grupo foi tal que tivemos que adiantar o anúncio”, disse um desertor à Reuters. “Muitos acabaram decidindo não dar esse salto.”

    A sigla de Macron, formada para levá-lo à Presidência em 2017, já havia sofrido uma série de deserções de parlamentares frustrados por sua centralização na tomada de decisões e por suas políticas pró-mercado.

    Macron ainda pode contar com o apoio de um parceiro de aliança minoritário, o MoDem de centro, mas a aritmética pode dar a esta legenda mais influência na formulação de políticas nos últimos dois anos do mandato de Macron.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ministro vê “correção de rumo” na Petrobras; CEO destaca resultados

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira ver uma “correção de rumo” na Petrobras, após...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema