25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Parlamentares desertores deixam Macron sem maioria no Parlamento francês

PARTILHAR

Desertores do partido governista de Emmanuel Macron anunciaram a criação de um novo grupo na câmara baixa do Parlamento da França nesta terça-feira, deixando o presidente sem uma maioria absoluta e aumentando a pressão por mais políticas de esquerda.

Sete parlamentares estão rompendo com a República em Marcha (LREM) de Macron para se juntar ao novo grupo “Ecologia, Democracia, Solidariedade”, que terá 17 membros do Legislativo em suas fileiras.

Isso significa que agora o partido de Macron só conta com 288 parlamentares, um aquém de uma maioria absoluta e bem menos do que os 314 que o presidente tinha ao reformular a paisagem política em 2017.

Mas 17 parlamentares são menos do que os 58 que reportagens insinuavam no início deste mês, o que indica que os líderes do partido conseguiram conter a sangria.

“A pressão do Executivo, do partido e do grupo foi tal que tivemos que adiantar o anúncio”, disse um desertor à Reuters. “Muitos acabaram decidindo não dar esse salto.”

A sigla de Macron, formada para levá-lo à Presidência em 2017, já havia sofrido uma série de deserções de parlamentares frustrados por sua centralização na tomada de decisões e por suas políticas pró-mercado.

Macron ainda pode contar com o apoio de um parceiro de aliança minoritário, o MoDem de centro, mas a aritmética pode dar a esta legenda mais influência na formulação de políticas nos últimos dois anos do mandato de Macron.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...

Presidente João Lourenço conversa com Joe Biden sobre novas datas para a visita a Angola

O Presidente da República, João Lourenço, falou ao telefone na noite desta quinta-feira, com o seu homólogo dos Estados...