Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Parlamentar russo prevê reforço da cooperação com Angola

    (Foto: trend.az)
    (Foto: trend.az)

    Moscovo – O presidente da Câmara Baixa do Parlamento Russo, Serguei Naryshkin, mostrou-se terça-feira, em Moscovo, confiante no reforço da cooperação bilateral com Angola, daí esperar êxitos nas conversações com a delegação parlamentar angolana.

    Ao abrir o encontro entre deputados russos e a comitiva parlamentar de Angola, liderada por Fernando da Piedade Dias dos Santos, presidente da Assembleia Nacional, disse esperar por discussões oficiais de “grande êxito”.

    “Esperamos que a visita à Rússia seja proveitosa, sirva para termos discussões de grande êxito e promova a nossa cooperação”, expressou o parlamentar.

    Considerou simbólico o facto de esta reunião realizar-se numa data festiva para o povo angolano, que celebra hoje o Dia do “Herói Nacional”, Agostinho Neto.

    “Gostaria de congratular-me com os colegas angolanos, pela ocasião das festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional. Parece-me muito simbólico estarmos reunidos aqui no dia que traz à memória do primeiro Presidente de Angola”, considerou.

    Referiu que os dois estados têm hoje uma base sólida de cooperação, cujo êxito “se deve também, em grande medida, a Agostinho Neto”.

    Reconheceu, por outro lado, que o presidente da Assembleia Nacional é um destacado continuador da obra deixada por Agostinho Neto, nacionalista africano falecido a 17 de Setembro de 1979.

    Em resposta, Fernando da Piedade Dias dos Santos lembrou que as relações entre os dois países já vêm desde o tempo da Luta de Libertação Nacional, mas permanecem fortes até aos dias de hoje.

    “Embora não tivéssemos programado, é uma feliz coincidência iniciarmos este nosso encontro hoje, no Dia do Herói Nacional de Angola. Devo garantir que nós somos continuadores da memória e dos ensinamentos de Agostinho Neto”, afirmou.

    Recordou que foi ainda durante a vida do primeiro presidente de Angola que se iniciou a cooperação formal entre os dois estados, em 1976.

    “Espero que estes nossos trabalhos produzam frutos no interesse dos nossos dois estados e fortaleçam as nossas relações parlamentares”, concluiu, durante a sua curta intervenção, no acto de abertura da reunião, realizada em quase uma hora, à porta fechada.

    O conteúdo das discussões e os resultados produzidos entre as delegações não foram divulgados à imprensa.

    Ainda nesta terça-feira, o presidente da Assembleia Nacional e a sua comissão participam de um jantar oficial, a ser oferecido pela Embaixada de Angola neste Estado do Leste da Europa. (portalangop.co.ao)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema