Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Para ministro iraniano das Relações Exteriores, Holocausto foi tragédia que não deve se repetir

    (Foto de Christof Stache/AFP)
    (Foto de Christof Stache/AFP)

    O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse neste domingo em declarações a uma emissora de televisão alemã que o extermínio dos judeus durante o regime nazista foi “uma tragédia cruel que não deve voltar a acontecer”.

    “Não temos nada contra os judeus e (temos) grande respeito por eles dentro e fora do Irão. Não nos sentimos ameaçados por ninguém”, declarou o chefe da diplomacia iraniana, à emissora alemã Phoenix, após ter participado de uma conferência de segurança em Munique (sul).

    Diferente de seu antecessor, Mahmud Ahmadinejad, que negou a existência do Holocausto, o novo presidente do Irão, Hassan Rohani, condenou “o massacre de judeus pelos nazistas”.

    Segundo trechos da entrevista, divulgados pelo canal Phoenix, Mohammad Javad Zarif afirmou também que Israel “viola os direitos do povo palestino há 60 anos”.

    No que diz respeito às negociações internacionais sobre o programa nuclear de Teerão, o ministro iraniano disse que a república islâmica quer “romper o círculo vicioso e usar todos os meios para gerar confiança”.

    Mas, acrescentou, “não aceitaremos ser dirigidos” por outros.

    Desde 20 de Janeiro, Teerão comprometeu-se a congelar actividades nucleares delicadas, conforme o acordo concluído em 24 de Novembro, em Genebra, com o grupo dos países 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha).

    Os negociadores voltarão a se reunir em 18 de Fevereiro, em Viena. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema