Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Para combater cancro da mama, útero e próstata: Primeira – Dama mobiliza recursos nos Estados Unidos

    (jornalnoticias.co.mz)
    (jornalnoticias.co.mz)

    A PRIMEIRA – Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, lança esta manhã, na cidade norte-americana de Nova Iorque, uma iniciativa visando a mobilização de recursos para a erradicação do cancro do colo do útero, da mama e da próstata em Moçambique e no continente africano.

    Trata-se de um movimento global organizado pelo Fórum das Primeiras Damas Africanas, dirigido pela esposa do Presidente da República. O evento contará com a presença de outras primeiras damas de África, Europa e da América, para além de personalidades influentes nesta área da saúde.

    Recorde-se que em Maputo realizou-se, recentemente, a sétima conferência das primeiras damas africanas sobre estes três tipos de cancro. Trata-se do seguimento do plano estratégico que deve ser desenvolvimento por Maria da Luz Guebuza, enquanto presidente do fórum de luta contra o cancro.

    Maria da Luz Guebuza encontra-se nos Estados Unidos da América, na qualidade de esposa do Presidente da República, para participar na 68ª sessão da assembleia Geral das Nações Unidas que hoje inicia, com as intervenções dos Chefes de Estado e de governos.

    Paralelamente, segundo Carlos Mussanhane, Coordenador para Acção Social e Parcerias no Gabinete da Primeira Dama, Maria da Luz Guebuza manterá encontros bilaterais com algumas das primeiras damas presentes em Nova Iorque, tal é o caso da Michelle Obama (EUA), da esposa do Secretário-Geral da ONU, Ban Soon-Taek, da antiga primeira-dama dos EUA, Laura Bush, entre outras do continente africano, como África de Sul e Namíbia.

    Os encontros realizam-se no âmbito do movimento nacional e internacional que a esposa do Presidente da República tem estado a desenvolver no sentido de providenciar capacidade e competências para reduzir o sofrimento da população vulnerável no nosso país.

    Nos encontros quer com Micehele Obama, quer com a esposa de Ban Ki-Moon será uma oportunidade para trocar experiências no âmbito daquilo que tem sido o seu trabalho nesta área humanitária e também para ampliar a imagem positiva de Moçambique no que diz respeito à implementação das metas do desenvolvimento do milénio.

    Em 2015, o mundo vai “parar” para fazer o balanço do nível de implementação dos objectivos do desenvolvimento do milénio em cada um dos países envolvidos e traçar estratégias para o futuro. Aliás, a 68ª da Assembleia Geral da ONU tem em atenção o que está a ser feito no âmbito dos objectivos do desenvolvimento do milénio.

    Nesta matéria, em Moçambique, segundo Carlos Mussanhane, as informações são encorajadoras, em particular na área da actuação da Primeira-Dama. O país conseguiu alcançar uma das metas, que é a redução da mortalidade materna infantil. Naturalmente, reconhece Mussanhanhe, o feito não resulta apenas do trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, mas é o culminar de todo um trabalho de coordenação e esforço conjunto com o governo, no sentido de prover as unidades sanitárias mais próximas da população e construir casas de mãe espera. Também contribuiu para o sucesso deste objectivo, o maior acesso da rapariga ao ensino, onde adquire conhecimentos necessários que lhe permitem entender como fazer a gestão do período da gravidez, para além de prestar maior atenção ao momento em que deve iniciar a actividade sexual.

    O lançamento da iniciativa global na presença das primeiras damas do mundo tem em vista travar o cancro do colo do útero, da mama e da próstata. Este movimento consistirá na criação de várias plataformas de acção que permitirão aos países, em particular os em desenvolvimento, como Moçambique, ter capacidade para conseguir fazer o despiste destes três cancros.

    “Só para ter uma ideia, países como Moçambique, Malawi, Suazilândia, Etiópia, etc, têm apenas um centro de saúde onde a população pode fazer tratamento do cancro, mas quando é necessário fazer radioterapia, o doente tem que ir para África do sul, ou a um outro país que tenha estas condições”, disse Carlos Mussanhane, acrescentando que neste momento o desafio é criar em cada um dos países em desenvolvimento centros de tratamento destas doenças.

    Em relação ao cancro do colo do útero, disse Mussanhane, o nosso país só faz um tratamento inicial, ao contrário do cancro da mama em que já se faz cirurgias nos hospitais gerais de Mavalane e José Macamo, o mesmo acontecendo no hospital central de Maputo.

    É um facto que ainda é muito pouco, pois três unidades sanitárias não podem ser suficientes para doentes de todo o País. Daí a cruzada diplomática da Primeira-Dama em Nova Iorque, visando a mobilização de recursos, para ampliar os serviços neste âmbito.

    Ainda em Nova Iorque, Maria da Luz Guebuza vai participar também na iniciativa designada “aliança global das primeiras damas”, que vai juntar as primeiras damas de vários continentes com “o mundo” do cinema e da música.

    Estarão lá artistas como Steve Wonder e outros que estejam interessados e disponíveis a abraçar, como “embaixadores”, os projectos de cada primeira-dama. Nesta iniciativa, segundo o Coordenador para Acção Social e Parcerias do Gabinete da Primeira Dama,  “Moçambique vai levar para este encontro um conjunto de projectos que existem, mas também iremos expor a imagem positiva, cada vez mais crescente do país, como resultado do esforço do Governo para melhorar a situação da população na área da Educação, Saúde e mesmo no acesso e abastecimento de água potável”, disse Mussanhane. (jornalnoticias.co.mz)

    Por Delfina Mugabe

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema